Corpo a Corpo
 
Edição 200 - Agosto/2005
Na CapaMais BonitaCorpo em FormaMagra e Saudável
Sumário da edição
Edições anteriores
Entre nós
Contato direto
Consulta express
Hits de beleza
Múltipla escolha
Maquiagem é tudo
Dez que são 10
Fio maravilha
Clínica de beleza
Circuito Fashion
Hits de fitness
Sempre em forma
Giro na academia
Vida leve
Corpo assina
embaixo
Onde encontrar
Fale Conosco
Assine já
Anuncie



  SAÚDE À MESA
Não faltam motivos para comemorar: na dose certa, o vinho ajuda a retardar o envelhecimento e a prevenir doenças cardíacas.Vai um golinho aí?

PATRÍCIA RODRIGUES

FOTO: SÍMBOLO IMAGENS.

Uma taça de vinho no almoço, outra no jantar... A ciência já provou que esse hábito milenar, cultivado principalmente em países europeus, faz um bem danado à saúde, sobretudo do coração. Ao longo da última década, não têm sido poucos os estudos em torno da bebida. As análises se intensificaram depois que os cientistas tentaram explicar um paradoxo francês: como esse povo, cuja culinária é rica em manteiga, molhos, cremes e queijos gordurosos, tem um índice baixo de mortalidade provocado por doenças cardiovasculares? A resposta estava no vinho, consumido todos os dias.

A pesquisa mais famosa, realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, em 1992, mostrou que a casca da uva possui resveratrol, uma substância capaz de diminuir as taxas do mau colesterol (LDL) depositado nas artérias, além de aumentar as quantidades do bom (HDL). Na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, em 1997, os cientistas também analisaram a ação desse componente. Em experiências de laboratório, perceberam que ele impedia a formação das moléculas de radicais livres que induziam ao câncer e ainda inibia as mutações genéticas que poderiam causar tumores. Porém, o efeito não foi comprovado em seres humanos.

Outros levantamentos realizados revelaram que o resveratrol tem ação antioxidante e antiinflamatória. A nutricionista Camila Pinto (PR) aponta mais benefícios: "Apesar de ainda não comprovado cientificamente, o vinho possui efeito tranqüilizante e vasodilatador. Por seu baixo conteúdo de sódio, poderia ser recomendado para os hipertensos, além de ajudar a prevenir o mal de Alzheimer".

EFICÁCIA COMPROVADA

Mas nem todos os tipos dessa bebida são ricos em resveratrol, e a questão tem a ver com o processo de fabricação. Nos tintos, a casca da uva é fermentada com a polpa; nos brancos, é descartada. Por isso, o tinto traz mais benefícios à saúde. E ele tem ainda luteonina e quercitina, flavonóides com propriedades antioxidantes encontrados nos pigmentos que dão cor à casca. Os flavonóides, também presentes em outros alimentos, como cenoura e maçã, protegem as células dos radicais livres, causadores de doenças e do envelhecimento, e dificultam a ligação das placas de gordura responsáveis pelo entupimento das artérias. "Essa mesma função antioxidante auxilia bastante na prevenção de gripes e resfriados", complementa a nutricionista.

PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>




Faça já sua busca
no site da revista Corpo a Corpo


   
ContentStuff.com Copyright © 2008 - Editora Escala
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.