Conteúdo Extra
  Caminhar sem sair do lugar
Deixe o preconceito de lado: andar na esteira combina (sim!) praticidade e bons resultados



Andar é a atividade física preferida de grande parte dos brasileiros. As razões não são difíceis de entender: para praticar, bastam um par de tênis, um local plano e alguma disposição. E ainda há o estímulo de poder caminhar ao ar livre, curtindo a natureza. Mas e quando chove? E se faz muito frio? Para não adiar a ginástica, é só partir para a esteira. “A grande vantagem do equipamento é a facilidade de levar o exercício aonde a pessoa quiser”, destaca o preparador físico Aulus Sellmer, da consultoria esportiva 4any1 (SP).

Não só na academia, mas em casa ou no escritório, um cantinho para a esteira pode ser a solução para sair do sedentarismo – e sair na frente. Afinal, hoje existem aparelhos supermodernos, capazes de reproduzir o ambiente externo e os obstáculos, que fazem toda a diferença em relação à prática indoor. Treinos intervalados, simulações de aclive e declive, variação de superfície e aumento automático de velocidade são alguns dos recursos disponíveis nessas máquinas.

Porém, Aulus chama a atenção para o bom uso delas: “Se não for para aproveitar toda essa tecnologia, não vale a pena optar pela esteira”, opina. O preparador físico também alerta que o ideal é combinar treinos externos e internos. “As irregularidades do terreno, o atrito com o piso e a resistência do evento são fatores importantes para melhorar o desempenho. E só existem quando você anda na rua”.

RAIO X DA MODALIDADE
Na rua ou na esteira, caminhar traz diversos benefícios, mas também pede cuidados. Conheça os dois lados do exercício

VANTAGENS
1. Emagrece: 1 hora de caminhada a cerca de 6 km/h queima até 250 calorias.
2. Deixa os músculos fortalecidos: coxas, panturrilhas e abdômen são as partes mais trabalhadas durante a atividade.
3. Aumenta o fôlego: como qualquer exercício aeróbico, andar melhora a capacidade pulmonar e o condicionamento físico.

DESVANTAGENS
1. Pode provocar flacidez: para as mulheres, é essencial usar um sutiã ou top bem firme, porque o tecido dos seios é elástico e sofre com o impacto da caminhada.
2. Há riscos de lesões: tênis próprios para a atividade garantem a saúde dos músculos, tendões e articulações.

REGRAS A SEGUIR NA ESTEIRA
Treinar no equipamento tem seus segredos. Veja as dicas que garantem segurança e ajudam a melhorar a performance:

1. Contraia o abdômen e olhe sempre para a frente. Dessa forma, você não sobrecarrega o pescoço e força as costas e ombros a ficarem na posição correta. A cada passada, toque primeiro o calcanhar no chão, depois o meio do pé e a ponta dos dedos. Deixe o cotovelo a 90º e movimente os braços para a frente e para trás. Essas orientações também valem para a prática na rua.
2. Evite se apoiar nas barras laterais enquanto anda. Isso pode comprometer a postura e fazer você perder o equilíbrio.
3. Quando praticar em terreno plano, mantenha a coluna reta, na subida, incline o corpo levemente para a frente.


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