Existem vários mitos que envolvem os esmaltes e as unhas. Fique por dentro deles e veja se você está fazendo algo de errado no cuidado com as unhas

Reportagem: Caroline Sarmento

mitos-verdades-unhas

Tire suas dúvidas sobre o uso dos esmaltes
Foto: Danilo Borges

Existem truques para fazer o esmalte durar mais, não descascar, não perder o brilho...
É verdade, sim, que algumas dessas lendas sobre esmaltes funcionam, mas outras são apenas mitos que devem ser desmascarados.

Para não restar dúvidas, a Corpo a Corpo selecionou os mitos e verdades sobre os esmaltes.

Adicionar acetona ajuda a dissolver a cor de um esmalte antigo

Verdade. Os esmaltes se dissolvem com a acetona e ficam mais homogêneos. O segredo é colocar pouca acetona no vidro e agitar bem o esmalte. “Entretanto, a acetona no esmalte faz com que a unha perca o brilho e fique fosca” acrescenta a manicure Jacqueline Gomes, do salão de beleza Gladys Coiffeur (RJ).

Muitas camadas fazem com que o esmalte dure menos nas unhas

Depende. “Na verdade, o processo de remoção se torna mais fácil quando o esmalte está novo. Ao aplicar as camadas se cria uma base, e assim, na hora de remover, essa base pode soltar inteira”, informa a manicure. O ideal é não exercer mais do que duas camadas de esmaltes seguidos de brilho para proteger a cor.

Adicionar formol ao esmalte fortalece as unhas

Verdade. “Deve-se ter cuidado, pois apenas as farmácias de manipulação sabem a quantidade certa para formular. Procure sempre uma farmácia, lugares especializados, ou busque a indicação da sua manicure de confiança”, alerta a Jacqueline.

Pintar as unhas com esmalte escuro pode deixá-las maiores

Mito. O que deixa as unhas mais fortes são as bases fortalecedoras, lixar semanalmente, cuidar das cutículas e da saúde das unhas. Dizem que pintar as unhas de cores mais fortes influencia no crescimento das mesmas. Na realidade, esse mito existe para quem rói as unhas. Quando as garras estão com uma cor chamativa, nail art, etc, incentiva a pessoa a manter a cor nos dedos e assim a deixar de roer as unhas, fortalecendo as garras.

Acetona agride as unhas

Verdade. A acetona é mais forte que os removedores de esmaltes, além de influenciar no enfraquecimento das unhas, pela quantidade de substâncias contidas no líquido. Uma dica é hidratar as mãos antes de fazer as unhas, que assim, as mãos e unhas ficam hidratadas e mais fortes.

Adicionar um pedaço de alho no esmalte ajuda a fortalecer as unhas

Em termos. A lenda corre de salões em salões de beleza e até existem bases fortalecedoras de unhas com o alho como componente principal, mas não existe nada que comprove o fato. “Nesse sentido, quando vou sugerir algo mais natural para as clientes fortalecerem a unha, gosto de indicar o cravo no esmalte”, indica Jacqueline.

As unhas ficam prejudicadas se recebem esmaltes toda semana

Mito. “Para evitar que fiquem esbranquiçadas e com manchas o ideal é que se retire o esmalte dois dias antes de pintar de novo”, explica Jacqueline.

As bases fortalecedoras realmente ajudam as unhas a crescerem?

Verdade. Atualmente no mercado, existem esmaltes que também contêm vitaminas e fortalecedores para as unhas. As bases protegem as unhas dos esmaltes e quando são fortalecedoras, ajudam as unhas a ficarem resistentes, intensificam o crescimento e nutrem.

Os esmaltes escuros podem manchar as unhas

Mito. As unhas não ficam manchadas por culpa da coloração, e sim, porque alguns esmaltes contêm substâncias como formaldeído, tolueno e benzeno, que prejudicam a cor das unhas. Mas esses componentes existem em esmaltes claros, ou escuros. “Os esmaltes escuros podem deixar alguns resíduos, mas manchar não. É normal que a região fique escura após a remoção”, acrescenta a manicure.

Tirar a cutícula é prejudicial

Verdade. A cutícula é a proteção das unhas contra bactérias e outras doenças que podem surgir. Lembre-se que as mãos e os pés são as partes do corpo que mais entram em contato com pessoas e objetos. “É preciso ter cuidado na hora de retirá-la, para não retirar toda a proteção e deixar as unhas vulneráveis”, aponta Jacqueline.

Os esmaltes podem deixar as unhas quebradiças

Depende. O uso frequente do esmalte não enfraquece as unhas. O que pode deixar as unhas quabradiças é o uso do mesmo esmalte por muito tempo nas unhas.

Manter as unhas sempre úmidas pode causar doenças

Verdade. As unhas que ficam úmidas por muito tempo podem desenvolver fraquezas e doenças. “Sempre oriento as clientes para secar bem os pés. As unhas do pé normalmente estão mais sujeitas a infecções, fungos e bactérias”, explica Jacqueline.

Sempre devemos passar base antes do esmalte

Verdade. A base protege as unhas e também ajuda a fixar melhor o esmalte.