Os alongamentos de gel e porcelana chegaram com tudo! Conheça os benefícios de cada procedimento e tire todas as suas dúvidas

Por Nathália Henrique

Saiba tudo sobre os alongamentos de gel e porcelana

Foto: Shutterstock

Um dos itens de beleza indispensáveis é o cuidado com as unhas. Algumas mulheres optam pelo alongamento em porcelana ou em gel que garantem beleza.  Segundo a manicure do salão In Beauty Luxury, Paula Páscoa, as diferenças entre os dois materiais estão nos cuidados após o procedimento.

O alongamento de porcelana utiliza um molde na ponta das unhas, para aplicar a “massinha” acrílica, que será moldada com o comprimento e formato desejado. No alongamento em gel, o molde é substituído pelo tip, uma espécie de unha postiça que servirá de base para a aplicação e moldagem do gel. As unhas de porcelana secam mais rápido e naturalmente, enquanto às unhas de gel devem ser expostas à uma luz especial da cabine de secagem. A média de duração dos procedimentos é de 2 horas.

Embora muito parecidas, as técnicas apresentam alguns prós e contras que devem ser levados em consideração. “O primeiro aspecto que deve ser citado é a durabilidade, pois o gel é mais resistente e sela 100% as unhas, diferente da porcelana”, explica Paula.

 A manutenção é outro ponto importante. A unha em gel pode ser feita a cada 30 dias, enquanto para a de porcelana precisa acompanhamento semanal, para evitar os “degraus” causados pelo crescimento da unha natural.

A expert respondeu algumas perguntas para esclarecer as principais dúvidas sobre os procedimentos:

1. Posso trocar o esmalte? Ele pode ser tirado com acetona?

Sim, tranquilamente. Ao contrário do que muitas clientes pensam, acetona não agride a unha em gel e ainda tira o esmalte sem tirar o brilho.

2. Posso aplicar esmalte em gel nas unhas em gel?

Nunca! O esmalte em gel não pode ser aplicado na unha em gel pois são feitos do mesmo material e ao remover o esmalte, a unha também pode ser removida, o que acaba com o procedimento realizado.

3. Por que o alongamento de porcelana causa o surgimento de “degraus”, diferente do alongamento em gel?

O alongamento em gel não chega a encostar na cutícula, por isso, o crescimento da unha natural acontece homogeneamente, já a porcelana encosta, por isso, favorece o surgimento das ‘falhas’.

4. Preciso estar com as unhas polidas para fazer o alongamento?

Não, pelo contrário. Quanto mais lisa a superfície menos aderência da unha que será aplicada. Às vezes, é aconselhável até passar uma lixa suavemente para deixá-las menos lisas e mais porosas.

5. Devo tirar as cutículas antes ou após o procedimento?

Sempre após. Durante o procedimento a cutícula ajuda a proteger a pele dos dedos e evita a sensibilidade e irritações.

6. Quanto tempo dura o alongamento em gel?

Cerca de 30 dias. O ideal é deixar que saiam naturalmente, pois ao tentar forçá-las para tirar antes do prazo as unhas naturais podem ser prejudicadas.