A maquiagem bronzant deve deixar sua pele dourada naturalmente, como se você tivesse tomado sol. Aprenda como fazer sem cometer erros e exageros!

Por Karina Hollo| Adaptação Ana Paula Ferreira

Confira a melhor forma de bronzear cada tom de pele

Foto Shutterstock

Se você quer criar um efeito bronzeado imediato, o negócio é apostar na maquiagem. Os pós bronzant dão aquele up no rosto e deixam você com cara de quem acabou de voltar de férias na Bahia – mesmo sem sair do escritório. “O bronzant deve deixar sua pele dourada naturalmente, como se você tivesse tomado sol. Então, fuja das opções cintilantes ou com muito brilho”, ensina o maquiador Edu Hyde, de São Paulo, que participa da segunda temporada do programa Troca de Estilos, no canal Discovery Home and Health. Depois, é hora de definir o tom adequado. “Ele deve ser um ou dois acima da sua cor de pele natural”, conta o maquiador Alex Cardoso, de São Paulo. Anote:

Se tem pele clara, o produto deve puxar para o caramelo, pêssego ou dourado levinho. “A ideia é dourar a pele sem pesar”, fala Edu.

Se tem a pele média, pode ser cor de argila ou telha, puxando mais para um tom amarronzado e não vermelho.

Se tem a pele escura, procure por marrom escuro opaco ou bronze cintilante e fuja de tons mais claros do que o seu original de pele.

Para o corpo, já existem vários produtos que não sujam a roupa e não saem facilmente na água. “Aplicar no colo é fundamental para rosto e busto não ficarem com tons diferentes. Passe também nos braços, nas mãos e nas pernas, que tendem a ficar mais à mostra no calor”, diz Edu. Siga a regra de evitar produtos muito brilhosos, cintilantes ou alaranjados”, completa ele.

A textura ideal

A versão facial líquida que deixa o aspecto mais natural. “As cremosas penetram melhor na pele, mas podem pesar”, observa Alex. Preste sempre atenção no pigmento: ele não precisa ser totalmente matte, mas o ideal é que as partículas de brilho sejam pequenas. Makes em pó são uma boa opção para finalizar a produção e dar apenas uma corzinha de saúde e frescor à face. “Depois da maquiagem pronta, use um pincel de blush e espalhe de leve nas maçãs, no centro da testa e no nariz”, finaliza Edu.

Para não exagerar

Como a intenção é simular que você voltou da praia ontem, aplique onde costuma ficar bronzeada ou vermelha quando toma sol: geralmente, maçãs do rosto, alto do nariz, queixo e centro da testa. “Passe bem pouquinha maguiagem com um pincel de blush e, se precisar, vá aumentando o número de camadas”, aconselha Edu.

Quer conferir mais sobre bronzeado? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!