O sucesso do batom vermelho atravessa décadas e é sinônimo de poder e glamour. Confira as tonalidades que mais combinam com você e saiba como e onde usá-las

Reportagem: Da redação

batom_vermelho

Batom vermelho representa charme e glamour no universo da moda

Foto: Danilo Borges

Mais makes da Corpo a Corpo

batom vermelho é e sempre foi um ícone de beleza. O sucesso dessa cor nos lábios atravessou décadas e ganhou fama e poder. Além, é claro, da tecnologia voltada para a hidratação, cor intensa e duradoura, fator de proteção solar e outros inúmeros benefícios.

Segundo os experts em maquiagem, o mais importante na hora de optar por um batom vermelho é assumir o bocão. "É exatamente por isso que antes de colocar o batom na boca, precisamos preparar a tez, corrigindo pequenas imperfeições do rosto com corretivo, usar uma base fluida, um pó ultrafino, tudo para levar toda a atenção para os lábios", afirma Júnior Mendes (SP).

Maquiadores sempre justificam a afirmativa de que é de bom-senso não abusar da maquiagem nos olhos. “Isso não quer dizer que a mulher deva deixar de lado a sombra ou o blush, itens fundamentais no make, mas é preciso suavizar os pincéis no rosto e lançar mão de tonalidades mais claras”, aconselha Fabiana Gomes, maquiadora oficial da M.A.C. “As mulheres, de um modo geral, e não apenas aqui no Brasil, ainda têm medo que a nuance possa parecer vulgar, quando na verdade essa é uma cor que garante muito mais do que sedução”, destaca a maquiadora.

Onde e como usar

Os maquiadores são unânimes em afirmar que o batom vermelho pode ser usado em todas as ocasiões, tudo vai depender do seu estilo, personalidade e intenção. Mas vale atentar para algumas dicas:

- No ambiente de trabalho e durante o dia, a dica é deixar o visual leve e natural. Por isso, o batom em bastão poder ser substituído por um gloss vermelho para conseguir uma cobertura suave.

- À noite e em ocasiões especiais, como um jantar ou festa elegante, a cor pode ser mais intensa. Esta é a ocasião ideal para ousar em tons vibrantes, com textura opaca ou acetinada. Para reforçar a cor, passe a primeira camada com pincel e só depois aplique o batom diretamente sobre os lábios.

- Já em casamentos, o batom vermelho está acessível a todas as mulheres, da noiva às convidadas. Ele, aliás, é uma elegante alternativa para sair do básico olho escuro esfumado e boca nude. Ou seja, segundo os experts em maquiagem, é capaz de valorizar qualquer visual.