O iluminador pode levantar o olhar, aumentar os lábios ou disfarçar as manchas. Veja como usá-lo para ralçar o make e iluminar a pele

Reportagem: Caroline Sarmento

iluminador

 Para dar um efeito suave ao make, o iluminador deve ser
aplicado aos poucos
Foto: Danilo Borges

  O iluminador faz toda a diferença na produção. Ele realça o make e deixa o look sofisticado. O truque é saber usá-lo. "O iluminador pode ser aplicado nas têmporas, no nariz, no centro da testa e no queixo. Se a intenção é destacar alguma área do rosto que considera bonita, aplique o iluminador na região e irá atrair a atenção para esta parte do rosto", orienta Adriane Adriane Izumi Ishida, gerente de treinamento da Contém 1g (SP).

Para levantar o olhar, o mais comum é passar iluminador abaixo das sobrancelhas e nos cantos internos dos olhos. Se a intenção é ganhar volume na boca, invista em um ponto de luz no centro do lábio inferior e aplique o batom.

Segundo Adriane, não há restrições quanto ao iluminador, basta saber como usá-los. "O iluminador precisa ser aplicado aos poucos para dar um efeito sutil na pele", indica. O excesso do iluminador deixa o make artificial.

Na hora de aplicá-lo, lembre-se de que ele deve ser a cereja do bolo. Só depois de preparar a pele, passar todo o make (sombra, blush, etc) é que você está liberada para passar o produto.

Se a dúvida é usar o iluminador em pasta, ou em pó, Adriane dá a dica: "Por ser aplicado com pincel ou com uma esponja, o produto em pó é o mais fácil de aplicar". Mas fique tranquila, se tiver apenas o make em pasta. "A aplicação de cada um é diferente, mas o efeito é o mesmo", explica a gerente.