O make é a salvação para garantir um rosto com efeito bronzeado durante o verão, mas sem prejudicar a pele com os efeitos do sol. Para conquistar um look bronzant incrível, confira como fugir dos erros mais comuns!

Por Isabela Leal | Foto Ariana Lima e Gabriel Bertoncel | Adaptação web Ana Paula Ferreira



Como a ordem é tomar zero de sol no rosto, a maquiagem com efeito bronzeado é a salvação. Porém, não basta utilizar os produtos para este fim, é preciso seguir algumas regras. Rafaella Crepaldi, make-up stylist regional da Nars para a América Latina, aponta os principais deslizes do look bronzant e o que fazer para não cometê-los.

→ Excesso de bronzer. Exagerar nos produtos cria uma diferença de tom entre o corpo e a face. Por isso, o ideal é optar por uma versão que tenha um tom parecido com o de sua pele, para não errar na quantidade. 

→ Não esfumar os produtos, confiando na textura. A versão em pó, quando usada em excesso, pode deixar um aspecto ressecado e evidenciar poros e linhas de expressão; as versões líquidas ou cremosas exigem cuidado na aplicação para não manchar. Porém, independentemente da textura, o segredo é esfumar o produto muito bem para que a cor se funda à pele, dando um acabamento natural.

→ Aplicar o bronzer como blush. E deixar o resto da pele clarinha. Essa falha ressalta o contraste e deixa evidente o uso da maquiagem. Para evitar esse efeito forçado, o truque é esfumar o produto por todo o rosto e depois optar por um blush coral, que traz um tom bronzeado à pele. 

→ Esperar que o bronzer entregue a cor desejada sem o auxílio de outros produtos. É comum continuar usando os mesmos tons de base e corretivo, esperando que o pó bronzant fique com a cor desejada, mas isso é praticamente impossível. Quando tomamos sol ou queremos criar esse aspecto mais bronzeado, temos que adequar os tons usados, com produtos de cor mais próxima ao que se deseja, para que o pó dê apenas um toque final. 

→ Não igualar o tom do pescoço com o rosto. Deixar esse contraste aparente evidencia o uso da maquiagem. Seja o bronzer líquido ou cremoso, a ideia é ir “descendo” para igualar o tom. O segredo é esfumar bem o produto no pescoço, deixando a cor suave e uniforme.

Quer conferir mais dicas de make? Então, corra para as bancas ou garanta a sua aqui!