O make nunca está completo sem muitas camadas de rímel! Veja a diferença entre eles e escolha o que valoriza mais seu olhar: uma máscara para curvar os cílios, para alongar ou para dar volume

Reportagem: Carla Festucci

diferenca entre as mascaras para cilios

Curvar, alongar, dar volume... Qual o melhor efeito para o seu olhar?

Foto: Danilo Borges

Diga se não foi assim com você: a partir do momento em que usou rímel pela primeira vez, não conseguiu mais ficar sem! E não é para menos. As máscaras para cílios valorizam o make, abrem o olhar e proporcionam um visual muito mais intenso e poderoso. Mas na hora de escolher a sua, algumas dúvidas são inevitáveis. Curvar, alongar, dar volume... Com tantas ofertas no mercado (e preços bem diferentes), fica difícil avaliar qual vai deixar nosso look mais incrível.

Para ajudar você nessa tarefa, conversamos com o Prof. Maurício Pupo, cosmetologista e Consultor em Desenvolvimento de Cosméticos da ADA TINA. Ele nos explicou qual a diferença entre as três e o que proporciona esse efeito diferente em cada uma delas. Confira!

Máscaras para curvar os cílios

"Os rímeis curvadores são compostos de resinas que se endurecem sobre os cílios, promovendo a curvatura desejada de modo rápido e também muito eficaz", garante o cosmetólogo.

Ele explica ainda que, uma vez aplicadas ao longo do pelo dos cílios, essas resinas se desidratam e endurecem, acentuando uma curvatura ascendente, imediatamente ou alguns minutos após a aplicação.

Máscaras para alongar os cílios

Os rímeis alongadores contêm peptídeos ou fatores de crescimento que estimulam um crescimento mais rápido ou mais consistente dos fios dos cílios. Essas substâncias atuam junto às células-tronco envolvidas na produção de novos cílios, que são responsáveis pela sua produção e seu crescimento.

"As máscaras devem ser aplicadas exatamente na base dos cílios e os efeitos são conseguidos em médio e longo prazo, mais ou menos a partir de 28 dias", explica Maurício Pupo.

Segundo Adriane Izumi Ishida, gerente de Treinamento e Didática da Contém1g Make-Up, esse tipo de máscara é ideal para quem quer cílios com fios espaçados, intercalando alguns maiores com outros menores.

Máscaras para dar volume

Os rímeis para dar volume podem ser feitos de peptídeos ou fatores de crescimento que aumentam pouco a pouco o volume dos fios ou ainda de polímeros que formam um filme em volta de cada cílio, dando a impressão de que os fios estão mais grossos e densos.

"As substâncias são aplicadas ao longo dos cílios, e não na sua base, e o efeito é imediato e muito satisfatório", afirma o professor. Além disso, segundo ele, os mesmos peptídeos que estimulam o crescimento dos cílios também darão resultados em médio e longo prazo.

De acordo com Adriane, quem espera um resultado de maior preenchimento dos fios deve escolher este tipo de máscara.