Para não correr o risco de ficar toda borrada e com aspecto “derretido”, confira alguns truques infalíveis de profissionais para garantir um make incrível mesmo nos dias mais quentes do ano!

Por Ana Paula Ferreira | Foto Shutterstock



Maquiagem e verão são duas coisas que parecem não se encaixar de jeito nenhum. Devido às altas temperaturas, o sol e a transpiração, é superdifícil garantir uma boa fixação dos produtos na pele nos dias de maior calor. 

Para não correr o risco de ficar toda borrada e com aspecto “derretido”, a temporada mais quente do ano pede produções mais leves, descontraídas e naturais. E para te ajudar a acertar de vez no make de verão, reunimos 5 truques infalíveis de profissionais. Confira!

1. Aposte num primer

“Ele garante maior fixação da make e nivela a textura da pele. Além disso, pode controlar a oleosidade excessiva da pele, mantendo a hidratação e minimizando a aparência de poros e linhas finas de expressão”, comenta o maquiador Ricardo Moreno, da Esmell Leblon, do Rio de Janeiro.

2. Aplique a base com responsabilidade

Reveja se é necessário o uso da base. Muitas vezes sua pele precisa apenas de algumas pequenas correções em áreas estratégicas. Nos casos em que o uso do produto for realmente necessário, aposte em coberturas mais leves ou substitua por BB Creams ou Tinted Moisturizers (hidratantes com cor). 

3. Blush, blush, blush

Esse item é indispensável pra dar aquela cara de mulher saudável. “Para ter um efeito natural, escolha texturas cremosas ou líquidas, ou então opacas para peles oleosas”, comenta Ricardo.

4. Realce o olhar com a extensão de cílios

Uma dica é apostar na extensão de cílios para se livrar da máscara. “A extensão é uma ótima opção pro verão, quando vamos muito às praias ou piscinas, pois substitui o uso do rímel, eliminando o perigo de sair ou borrar na água. Após 48h, é vida normal e pode molhar os cílios a vontade”, conta Carina Arruda, extensionista de cílios da Mylash.

5. Sobrancelhas no lugar

Como a ideia é usar pouca maquiagem, as sobrancelhas estarão em evidência. Por isso, corrija as falhas com uma sombra matte ou lápis de cor que combine com a cor natural dos seus pêlos e os mantenha no lugar penteando ou aplicando gel para sobrancelhas. Há também a opção da micropigmentação, que livra as mulheres da correção com sombra. “A técnica Fio a Fio 3D corrige sutilmente falhas e redesenha os pelos da forma mais natural possível, usando diferentes tonalidades e agulhas”, afirma Fatima Bahia, da FR Microcenter.