Confira as dicas de makes para cada idade: 20, 30 e 40 anos

Até 20 anos - aposte nas tendências de make

makes-idades-vanessa-giacomo

O make aos 20 é eclético e pode ser feito com cores e contrastes diferentes
Foto: Priscila Prade

Aos 20 anos, as preocupações com as marcas da idade são menores do que quando se tem 30 ou 40 anos. Nessa faixa etária, dá para apostar em diferentes estilos de makes, respeitando sempre a personalidade da pessoa e tom de pele.

De acordo com Ana Paula Melo, visagista e professora do curso de maquiagem profissional da escola Payot (SP), para aquelas que gostam de makes coloridos e querem apostar nas tendências do verão, a dica é optar por apenas uma cor de contraste nos olhos. “No máximo duas tonalidades no mesmo make e sempre misturar com uma cor mais neutra. O ideal é que a cor da maquiagem combine sempre com a roupa e os acessórios”, acrescenta a especialista.

Já para as mais discretas, o truque é apostar nos olhos e boca nude. “A tonalidade sempre está em alta e pode ser utilizada em qualquer ocasião e para qualquer idade”, explica Ana Paula.

Nessa faixa etária é importante lembrar que menos é mais e um make mais discreto pode causar mais impacto que uma maquiagem intensa. “É interessante sempre tomar cautela com o excesso de cores na maquiagem nas roupas e nos acessórios”, reforça a expert no assunto.

Makes para o trabalho

A especialista indica utilizar makes neutros como marrom, ou nude. “Leve em consideração o gosto pessoal e as regras da empresa. Lembre-se também de combinar o make com a roupa que for usar, ou no caso de um uniforme, utilizar cores que estejam em harmonia com o traje”, afirma Ana Paula.

Maquiagem para a balada

O make para a balada pode ser mais marcante, contar com a criatividade, claro, priorizando o equilíbrio de cores e tons. “Dá para apostar em uma maquiagem colorida, no dourado, no preto e na boca vermelha, sempre combinando com a roupa e acessórios", explica a maquiadora.

Cuidados diários

“Use um demaquilante à noite e nunca durma com maquiagem. Utilize um tônico ou adstringente e sempre um hidratante com FPS durante o dia. O ideal é utilizar produtos específicos para essa faixa etária”, indica Ana Paula.