Confira as dicas de makes para cada idade: 20, 30 e 40 anos

 

30 anos - invista nas cores neutras

makes-idades-sabrina-sato

Como no look de Sabrina Sato, os makes aos 30 anos devem priorizar as cores neutras
Foto: Danilo Borges

As marcas de expressões já começam aparecer aos 30 anos e a preocupação com a pele é maior do que com as tendências de make que estão por vir. Por isso, a maquiadora indica manter a pele sempre hidratada e protegida. “Invista no primer antes da maquiagem e produtos mais líquidos e cremosos que acentuam menos as marcas de expressão”, explica Ana Paula.

Evite também misturar muitas cores na mesma maquiagem. “Escolha sempre um ou dois tons e abuse dos neutros e nude, que estão sempre na moda. Eles mantêm um ar mais sério e discreto, quando necessário”, acrescenta a especialista.

Para aquelas que já sentem o peso da gravidade e buscam dar uma levantada no rosto e até mesmo deixar a face com o aspecto mais magro, saiba que o truque está no blush. “O make deve ser aplicado no contorno e abaixo do masseter (região que fica entre a maçã do rosto e orelha) ou maçã do rosto em um movimento de meia lua”, indica Ana Paula.

Segundo Tina Ferr, instrutora do Instituto Embelleze, a base leve (como o BB Cream) é a mais indicada para disfarçar as imperfeições no rosto. Desta maneira, o make evita efeito craquelado (marcas de expressões ressaltadas). Nos olhos, são indicados tons mais sóbrios como o marrom e cobre. Para não errar, invista em blushes acobreados e rosa queimado e em batons vermelho, vinho e nude.

Make happy hour

Para sair do trabalho e ir ao encontro, ou saidinha com os amigos, aposte em sombras nude, ou marrom. “A maquiagem fica discreta. Dá também para apostar no colorido, mas prefira as sombras opacas que dão o efeito desapercebido no look”, explica Ana Paula.