Ficar cansada no meio da maratona é apenas uma das ciladas que marinheiras de primeira viagem podem cair. A seguir, listamos sete dicas valiosas para cruzar a linha de chegada

Texto Ana Araujo | Adaptação Ana Araujo

Dicas para quem vai correr uma maratona pela primeira vez

Vai encarar uma maratona pela primeira vez? Anote tudinho!

Foto: Shutterstock

Chegou o grande dia: é agora que você fará valer todo o esforço investido para completar uma maratona (clique aqui e veja váaarias dicas para se preparar para seus primeiros 42k). As dicas a seguir são fundamentais para que o empenho investido não vá por água abaixo. Anote tudinho e boa prova!

1. Tenha vaselina à mão. Passe-a nos lugares em que você sente mais atrito, como o calcanhar, para evitar assaduras.

2. Aqueça e alongue. Trote por 1 km dez min. antes da largada, então, faça 1 min. de cada uma dos exercícios: saltinhos, deslocamento lateral, elevação de calcanhares, joelho alto e afundo. Aposte, ainda, no alongamento dinâmico (movimentos semelhantes aos da corrida, como andar feito soldadinho).

3. Fique no pelotão de trás. Além de não atrapalhar as corredoras mais experientes, fazer parte da galera do fundão é uma ótima estratégia para não se afobar e gastar todo o fôlego logo na largada.

4. Guarde pique para os últimos 10k. Eles costumam ser os mais difíceis devido ao desgaste físico e psicológico. Gerencie bem a energia que gastar em cada trecho para não se cansar rapidamente.

5. Não se preocupe com o tempo. A média nacional fica entre 3h09 e 3h53, mas é super ok para uma iniciante levar quatro horas para concluir a prova.

6. Desaqueça. Depois de cruzar a linha de chegada, caminhe um pouco para abaixar a frequência cardíaca. O ideal é fazer uma massagem e aplicar gelo nos locais doloridos.

7. Recupere-se no day after. Pedale, caminhe ou nade, mas beeem de leve. “Isso melhora a oxigenação dos músculos e alivia edemas e inchaço”, diz Vanessa Delavy.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 322