Dores de cabeça, libido lá em cima e, então, aquele mau humor. Você passa por tudo isso – e muito mais – durante cada fase do ciclo menstrual. Saiba o que acontece em seu corpo ao longo do mês

Texto Natasha Franco | Edição Cáren Nakashima | Adaptação Ana Paula de Araujo

Durante aproximadamente 28 dias, o nosso corpo atravessa verdadeiras revoluções hormonais. As consequências não são apenas cólicas esporádicas, inchaço e TPM. A verdade é que tudo isso leva a flutuarmos por diversas fases comportamentais. Isso porque o grupo de hormônios que regula o sistema reprodutor é complexo, pois nos prepara todos os meses para receber um bebê. “Esse ciclo compreende a seleção, o amadurecimento e a liberação de um óvulo, e também o preparo do endométrio (tecido que recobre a parte interna do útero) para receber o embrião”, explica Isaac Yadid, ginecologista especialista em reprodução humana e membro da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Caso a gravidez não ocorra, há a descamação do endométrio (menstruação), nova seleção de óvulo e tudo recomeça.

Tantas mudanças em nosso corpo e no modo de agir são justificadas porque diversas partes do corpo têm receptores para esses hormônios – pele, intestino, cérebro – dessa forma, todo o sistema é influenciado. “As ‘transformações’ são associadas à redução de serotonina (hormônio do bem-estar), e à resposta exagerada do organismo às oscilações hormonais normais”, descreve Andressa Heimbecher, endocrinologista colaboradora do Grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).

Por sorte, o ciclo menstrual é dividido em fases e entender cada uma delas é fundamental para manter a cabeça no lugar. Veja quais são a seguir.

Colaborou: Ana Paula de Araujo

Revista Corpo a Corpo | Ed. 319





Leia Também
Comente!


Os comentários são pessoais e não refletem a opinião da Corpo a Corpo.