Os alimentos termogênicos têm ganhado cada vez mais espaço no cardápio de quem quer manter uma alimentação saudável. Saiba mais sobre eles!

*Por Eduardo Magalhães



Como agem os alimentos termogênicos e quais são os mais eficazes?

Eles aumentam a termogênese, fenômeno natural do organismo que aumenta o gasto energético produzindo calor e consumindo as calorias da dieta ou as gorduras armazenadas em grandes quantidades. 

As pimentas vermelha e biquinho são ricas em capsaicina, substância com elevado efeito termogênico; outras boas fontes são o chá-verde e de hibisco, assim como o gengibre, a canela e a cafeína, que aceleram o metabolismo. A cafeína ainda ajuda a melhorar o desempenho nos treinos, queimando mais calorias e diminuindo a fadiga. Porém é preciso ter atenção para não exagerar no consumo desses alimentos, pois podem aumentar a frequência cardíaca e a pressão arterial, além de prejudicar o sono, por exemplo, se consumidos após às 16h, especialmente nas pessoas mais sensíveis. Gestantes, crianças, cardiopatas e portadoras de hipertireoidismo devem evitá-los.

*Eduardo Magalhães é nutrólogo e especialista em Medicina Preventiva e Integrativa. Todo mês, ele responde perguntas das leitoras em sua coluna.

Mande suas dúvidas para perguntedrsaude@escala.com.br!

Quer conferir mais dicas de nutrição? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!