Ensinamos como evitar ciladas na semana que antecede a prova de corrida e garantir o desempenho máximo (incluindo dicas de alimentação!)

Texto Ana Paula de Araujo | Adaptação Ana Paula de Araujo

O que fazer na semana que antecede a corrida de 5k

O que fazer na semana que antecede a corrida de 5k? A gente ensina!

Foto: Shutterstock

Corredoras iniciantes podem investir nas provas de 5k sem medo! Porém, para arrasar de verdade, é preciso ficar de olho na semana que antecede a prova. Entregamos o pote de ouro nas dicas abaixo.

  • 1. Diminua o ritmo dos treinos uma semana antes da prova. Isso é fundamental para preparar o corpo para o esforço e garantir o bom rendimento na corrida.
  • 2. Turbine a ingestão de água para garantir o corpo bem hidratado, afinal, você perderá muitos líquidos na pista de corrida
  • 3. Alguns dias antes, experimente roupa, tênis, meias e até peças íntimas que pretende usar no grande dia, evitando o aparecimento de bolhas, calos, calor ou frio em excesso e outros incômodos que podem surgir. O mesmo vale para apetrechos tecnológicos, como frequencímetro, aplicativos e playlist.
  • 5. Na véspera, coma carboidratos e evite excesso de fibras, alimentos gordurosos e álcool, que podem causar desconfortos gástricos e prejudicar o desempenho. 
  • 6. Nada de comer algum alimento que você nunca experimentou antes, pois você não sabe a reação que seu organismo terá.
  • 7. Separe com antecedência a roupa, tênis, gadgets em quaisquer outras coisas que você precisar para o grande dia.
  • 8. Durma cedo e bem – o organismo precisa estar bem descansado para você dar o seu melhor na pista de corrida!

* Especialista consultada: Vanessa Delavy, coordenadora do grupo de corridas da academia Cia Athletica (SP)

Revista Corpo a Corpo | Ed. 317