Embora muitas procurem melhorar o desempenho na corrida, outras preferem manter a distância percorrida ou a velocidade. Será que isso tira os benefícios da corrida? Descubra!

Texto Ana Paula de Araujo | Adaptação Ana Paula de Araujo

Preciso aumentar o desempenho na corrida?

Sou obrigada a aumentar o desempenho na corrida?

Foto: Shutterstock

Buscar um bom desempenho na corrida é um desejo de todas. Porém, nem sempre é possível correr maiores distâncias ou até mesmo aumentar a velocidade do pace – seja por falta de tempo para treinar ou por preferir correr tranquilamente, sem a pressão da performance. Essa estabilidade gera o medo de não aproveitar mais os benefícios da corrida

Se esse é o seu caso, fique tranquila, pois está tudo bem se você não quiser acelerar. Não melhorar o tempo ou aumentar o percurso não faz os benefícios da corrida desaparecerem. De fato, quando o corpo se acostuma ao estímulo (no caso das provas de 5k, acontece quando não há baixa no tempo, por exemplo), não há melhora das suas condições físicas, mas ocorre, sim, a manutenção. Portanto, a sensação de bem-estar permanecerá. 

O mesmo vale para a distância. Provas de 5k têm alto grau de esforço, enquanto provas longas, como 21k, exigem mais resistência. Desta forma, escolher um percurso curto ou longo tem mais a ver com gosto do que com evolução.

* Fonte consultada: Ana Preda, personal trainer especialista em corridas

Revista Corpo a Corpo | Ed. 317