Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 25 milhões de brasileiros são fumantes. Veja 4 dicas para vencer o vício

Texto Vand Vieira | Adaptação Ana Paula Ferreira

Segundo dados do Ministério da Saúde, 200 mil brasileiros

morrem precocemente todos os anos devido a doenças

associadas ao fumo / Foto Shutterstock

Parar de fumar quase nunca é uma tarefa fácil. Não à toa, cerca de 25 milhões de brasileiros são fumantes, pelos dados do Ministério da Saúde. “Geralmente, o vício começa aos poucos, por influência de pais ou amigos e associado a algum hábito, como tomar café e comer”, afirma o psiquiatra Daniel Sócrates, de São Paulo. “A percepção da dependência só vem quando a pessoa tenta parar e não consegue, nota um aumento na quantidade diária de cigarros consumidos ou fuma sem haver um motivo ou momento específico”, completa. Atenção às quatro dicas do especialista para quem deseja vencer o vício:


1. Descubra o que funciona para você

É possível parar de uma vez ou aos poucos, traçando metas periódicas de redução. Para descobrir a melhor estratégia para você, busque ajuda profissional.

2. Seja otimista

Pesquise e converse com seu médico a respeito da importância de ficar longe do tabaco e da nicotina e mantenha o foco nos benefícios. 

3. Encontre maneiras de relaxar

Praticar atividade física, sair com os amigos e adotar um hobby tira o foco dos problemas e dá um chega pra lá no estresse e na ansiedade, potenciais gatilhos do tabagismo. 

4. Não troque um vício por outro 

Fique atenta às suas atitudes para não descontar na comida a ausência das substâncias tóxicas do cigarro.

Quer conferir mais dicas de saúde? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!