Além de curtir um visual incrível, caminhar na areia pode render uma série de benefícios para a saúde. Confira 5 motivos para você deixar o chinelo de lado e andar descalça na praia!

Por Isabela Leal | Foto Getty Images | Adaptação web Ana Paula Ferreira



Além de ser um passeio agradável, as vantagens de andar descalça na praia são muitas. Desde aumentar as defesas do organismo até relaxar profundamente e, de quebra, ainda queima caloria. Tudo de bom!

Fábio Aquino, personal trainer da Fisio Trainers, de São Paulo (SP), conta quais são os principais benefícios de se caminhar na areia. E você, aproveite o descanso do final do ano para turbinar sua saúde e mandar o estresse para longe.

1. Reflexologia natural: existe uma troca de energia com a natureza e uma forma diferente de sentir os reflexos da massagem feita nos pés em diversos pontos do organismo. É um trabalho mais natural e relaxante, globalizado, pois em contato com a areia, a pessoa recebe uma quantidade de elétrons que faz que o sistema imunológico funcione de forma regular e equilibrada.

2. Fonte de saúde: o sol ajuda o corpo a produzir vitamina D. Está comprovado que se ficarmos durante 20 minutos expostos aos raios solares (mesmo com protetor), diariamente, é suficiente para absorver a vitamina D necessária para o corpo, que é importantíssima para o sistema imunológico, para a saúde dos ossos e calcificação e para a prevenção de alguns distúrbios cardiológicos e tipos de câncer. Sem falar que praticar exercícios ao ar livre é muito mais prazeroso.

3. Com o auxílio da água você pode reservar uns minutinhos, no final, para andar com os pés descalços. O contato do corpo quente com a água fria evita lesões, ajuda a alongar os músculos e traz mais mobilidade. E, de quebra, ainda trabalha bastante a região das pernas e dos glúteos, pelo atrito com o líquido, o que ajuda a dar uma leve torneada. Quer mais?

4. Em paz com a balança: sim, além de tudo isso, ainda estimula a perda de peso, já que um passo na areia equivale a duas ou três passadas em uma superfície sem nenhum tipo de obstáculo ou saliência.

5. Mergulho de energia: ao terminar, não deixe de ficar um tempo no mar, sem pensar em nada. Sinta o efeito da água no corpo, boie, mergulhe, nade, tenha consciência de tamanha leveza... Poucas sensações são tão relaxantes para recarregar a bateria.

Quer conferir mais dicas de saúde e bem-estar? Então, corra para as bancas ou garanta a sua aqui!