Asma tem cura? Fatores externos podem piorar o quadro? Essas são apenas algumas das perguntas mais frequentes a respeito da doença crônica. Para esclarecer as principais dúvidas, listamos 6 mitos e verdades sobre a asma!

Por Caroline Randmer | Foto Shutterstock | Adaptação web Ana Paula Ferreira



Se você tem algumas dúvidas sobre a asma, confira abaixo 6 mitos e verdades esclarecidos por José Roberto Megda Filho, médico pneumologista e membro das Sociedades Brasileira e Europeia de Pneumologia, de Taubaté, São Paulo.

1. Ela tem cura

Mito. A asma é uma doença crônica e, como tal, não tem cura, mas pode ter seus sintomas controlados. "Algumas pessoas chegam a passar meses ou até anos sem apresentar crises de falta de ar e, por isso, acreditam ter sido curadas", explica o profissional.

2. Pessoas com a doença não podem praticar exercícios físicos

Mito. Ao contrário do que muita gente pensa, dá para incluir a atividade física na rotina quando o tratamento está em dia. Inclusive, os exercícios podem ser encarados como aliados no controle da doença. Só fique esperta e siga as orientações do seu médico quando for realizar algum tipo de esforço muito intenso.

3. Asma e bronquite são doenças diferentes

Verdade. Enquanto a asma é uma doença de causa genética ou alérgica, a bronquite pode ser provocada por um vírus ou por hábitos nocivos, como o tabagismo.

4. Só devo acionar meu médico em caso de crise 

Mito. O tratamento deve ser feito de forma contínua. "Interromper as crises, que são apenas uma manifestação pontual da doença, não é suficiente. É preciso realizar consultas regulares com um pneumologista para a definição do melhor tratamento de longa duração", diz Filho.

5. Fatores externos podem piorar o quadro

Verdade. Embora não seja a causa da doença, a exposição a ácaros, poluição ou fumaça pode desencadear crises de tosse seca e falta de ar.

6. É uma doença inofensiva

Mito. As crises podem impor sérias limitações à rotina e, em casos extremos, levar ao óbito. De acordo com dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil, três pessoas morrem a cada dia por asma no Brasil.

Quer conferir mais sobre saúde? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui