Por: Caroline Sarmento

mandamentos-redes-sociais

Veja algumas dicas de como manter
a política de boa vizinhança nas redes sociais
Foto: Danilo Borges

Cá entre nós, está difícil uma nova onda surgir e derrubar gigantes como Facebook, LinkedIn, Twitter, YouTube, Orkut, entre outros nomes das redes sociais.

A febre é tanta que algumas pessoas até perdem a linha. Vai dizer que você nunca viu algo e sentiu uma tremenda  vergonha alheia? E assim como na vida real, alguns critérios devem ser levados em consideração para que o convívio social on line seja estabelecido. Confira sete dicas para manter o bom relacionamento nas redes sociais e evitar algumas gafes:

1 – Álbuns de fotos comprometedoras

Os álbuns de fotos nas redes sociais são para compartilhar momentos com os amigos: pessoas especiais, lugares diferentes, etc. O que não vale é compartilhar aquela foto comprometedora das amigas, ou inundar as redes sociais alheias com imagens e memes (gírias de internet) o tempo todo. Algumas redes sociais têm a opção de privar os álbuns para que amigos selecionados possam ver as fotos. Nestes casos, se a vontade for muito grande de dividir a imagem com alguém, opte por abrir um álbum privado só para alguns amigos. Assim, as situações constrangedoras podem ser evitadas.

2 – Controle-se nos compartilhamentos (floods)

A palavra flood, traduzida do inglês, significa inundação. Esse é um termo usado no mundo geek quando ocorre o compartilhamento em excesso do mesmo conteúdo, seja nas redes sociais, ou em microblogs. Procure se segurar um pouco quando ver algo interessante ou divertido nas redes sociais. Busque compartilhar aquilo que realmente é novo e vai ser útil para os demais amigos. Isso inclui fotos e marcações, afinal de contas, ninguém merece ser marcado várias vezes em uma mesma foto.

3 – Facebook não é diário

No âmbito profissional, vale lembrar que o chefe pode estar monitorando cada publicação, ou "curtir", "RTs", que o usuário faz. Por isso, tome muito cuidado nas palavras para não prejudicar sua trajetória profissional! Outra dica é lembrar que as redes sociais não são sinônimo de diário de bordo, ou relatos detalhados do seu dia a dia. Expor totalmente a vida real nas redes virtuais pode trazer dores de cabeça e opiniões aleatórias sobre a sua vida. Fique atenta com o que publica!

4 – Indiretas e lavação de roupa suja

Vamos combinar: roupa suja se lava em casa. Sabemos que em algumas horas fica difícil não querer gritar para o mundo o que se passa em um momento de estresse. Mas, entenda que, de nada adianta escrever uma publicação impecável, com dizeres apontados para terceiros, quando o assunto pode ser resolvido a dois. Brigas e indiretas são atitudes que devem ser bem pensadas antes de escritas para que o número de amigos na sua rede social não diminua, ou as pessoas não tenham mais credibilidade nas suas palavras. Se segura, garota!

5 – Amigos são amigos

Antes de sair adicionando todas as pessoas sugeridas na sua rede social, pare para analisar quem são essas pessoas e se de fato ambas as partes têm alguma relação para uma amizade real. Não adianta ter mais de mil amigos virtuais, quando se pode apenas contar com um.

6 – Fotos chocantes

Dividir fotos chocantes com os amigos nas redes sociais não é nada digestivo. Corta o coração de qualquer mulher ver uma imagem de um animal maltratado, ou coisas piores. Mas, lembre-se que dividir as fotos não vai ajudar as pessoas, ou animais, pelo contrário! Só vai deixar seus amigos mais frustrados com a situação e com quem compartilhou a cena. Divida as boas ações feitas, o que vai realmente ajudar as situações de emergência.

7 – Check in em excesso

O segredo do convívio nas redes sociais é a moderação. Assim como as fotos chocantes, álbuns e compartilhamentos, o check in em excesso também incomoda os amigos nas redes sociais, pode acreditar! De fato, alguns lugares devem ser marcados, como uma viagem para algum lugar diferente, ou uma comemoração de uma data importante. A graça de dar check in nas redes sociais é marcar os locais esporadicamente! As redes sociais são para compartilhar assuntos os quais vão contribuir para a vida dos demais amigos, o que não é o caso de uma publicação alheia sobre a ida de um usuário até uma sorveteria, por exemplo.