Por: Carla Festucci

livre-se do mau humor!

Pra que desperdiçar o dia com o mau humor? A Corpo a Corpo listou 8 atitudes para você

se livrar dele! Não custa nada tentar...

Foto: Danilo Borges

É mulherada, não tem jeito mesmo: tem sempre aquele dia que nem a gente se aguenta de tão chatas que ficamos, não é verdade? Seja por alguma notícia ruim que recebemos, pelo trânsito que nos pegou num dia que não poderia ou pela visita mensal da desagradável TPM, quando os hormônios ficam pulando de um lado pro outro sem parar dentro da gente. Nesses momentos, o mau humor aparece, dá seu "olá" e se instala. E daí, segure-se quem puder!

Mas ficar mal humorado de vez em quando não é assim tão ruim, sabia? De acordo com uma pesquisa feita na Universidade de New South Wales, Austrália, o mau humor faz a gente raciocinar melhor, além de nos deixar menos influenciáveis e mais cuidadosos na hora de tomar decisões.

Ok! Mas não é por conta disso  que a gente pode cruzar os braços e esperar o bode passar - ou pior, colaborar para que o humor fique cada vez mais cinza. Não, ninguém merece! Para te ajudar a chutar o mau humor pra bem longe, a Corpo a Corpo listou 8 atitudes do que você pode fazer para levantar o astral. Sorriso no rosto e vamos lá!

1. Inspire, expire...

 

Por mais incrível e simples que pareça, o corriqueiro ato de respirar pode fazer maravilhas quando a intenção for se acalmar. Isso porque aumentando a entrada de oxigênio no organismo, a cabeça fica relaxada e a temperatura do corpo tende a baixar. Vale a pena, portanto, naqueles momentos de estresse ou ansiedade, parar por alguns minutos e respirar de forma consciênte. Inspire profundamente pelo nariz, inflando a barriga bem devagar (e não erguendo os ombros, como estamos acostumados a fazer). Depois, solte o ar pela boca, lentamente também. Faça quantas vezes achar necessário. E sinta-se bem melhor!

 

2. Presenteie-se!

Ganhar presente é tudo de bom, certo? Mas naqueles dias em que a gente levanta com os dois pés esquerdos, não há nenhuma boa alma que surja pra nos mimar. Então, por que não mimar-se a si mesmo? Use as economias guardadas para esses dias sombrios! Compre uma roupa nova, um batom bem bonito, um perfume diferente - depois de experimentar vários, é claro - ou vá até uma floricultura e se dê ao menos uma rosa! Presentes alegram a vida - e não importa quem os dê.

dance na sala sozinha!

Quem canta seus males espanta. E quem dança também!

Foto: Caio Mello

3. Coloque uma música bem animada e comece a dançar sozinha no meio da sala!

É isso mesmo! Aproveite quando ninguém estiver olhando e coloque aquele sambão de raiz, um forró pé de serra ou aquele funk que você morre de vergonha de dançar na frente dos outros. Experimente! No final você estará suando, porém dando risada, mais magra (já que terá queimado muitas calorias!) e mais aliviada também.

4. Pratique exercícios

Praticar atividade física libera endorfina no cérebro, conhecida também como "hormônio da felicidade". Essa substência, responsável pelo prazer e bem-estar, é capaz de reduzir a tensão, aliviar o estresse e a ansiedade, além de acalmar e ajudar o corpo a relaxar. Por isso, ao primeiro sinal do mau humor, não fique parada. Movimente-se!

5. Coma alimentos estimulantes

 

Além dos exercícios físicos, alguns alimentos também liberam no cérebro hormônios ligados ao prazer e à felicidade. Dentre eles estão o chocolate - mas que deve ser consumido com moderação para não te deixar mais abalada ainda quando olhar a balança -, frutas oleaginosas, como amêndoas, castanha, nozes... pimenta, folhas verdes e frutas, como a laranja e o maracujá. Aproveite quando for fazer uma boquinha e consuma os alimentos certos para espantar o baixo astral!

 

6. Assista a uma comédia ou a um número de Stand Up

Já ouviu dizer que rir é o melhor remédio? Então, não custa nada tentar! Peça indicações para os amigos e coloque um filme bem engraçado para assistir! Outra opção para dar risada é procurar na internet algum número de Stand Up Comedy para ver. Como o modelo está em alta, opções não faltam na web. Se der, vá até um teatro ou casa de show e assista a uma apresentação ao vivo. Diversão garantida e mau humor bem longe!

brinque com o seu caozinho

Você teria coragem de ficar de mau humor com uma coisinha

dessas pra brincar?

Foto: SXC

7. Brinque com seu cãozinho

Não tem cachorro? Pode ser gato, tartaruga, passarinho, até peixe vale! Não tem bichinho nenhum de estimação? Brinque com o da vizinha! Os animais de estimação são ótimos pra nos ajudar a dar risada, gastar energia e esquecer as preocupações e o estresse do dia a dia. Deixe esses fofuchos acalmarem e alegrarem você!

8. Desabafe com um amigo

Nos momentos de mau humor algumas pessoas tendem a se fechar, pensando que ninguém merece compartilhar desse baixo astral em que ela se encontra. Pois aí é que ela se engana! Encontrar-se com amigos, sair, bater papo ou mesmo desabafar é ótimo para melhorar o humor e dar um up no seu dia. Só não vale ficar choramingando que ninguém te ama e ninguém te quer! Para o bode passar, vocês precisam conversar sobre as soluções para os problemas. Ou então, apenas divirtam-se juntos! Às vezes é tudo da sua cabeça, e esquecer é a solução para o ânimo voltar.