A cromoterapia equilibra o corpo, a mente e as emoções. Esqueça os dias cinzas e aproveite todos os benefícios que as cores têm a lhe oferecer

Reportagem: Carla Festucci

aproveite os beneficios que as cores oferecem a voce...

As cores influenciam diretamente as pessoas, equilibrando corpo, mente e emoções

Foto: SXC

A cromoterapia é uma ciência que estuda as cores e as usa para equilibrar o corpo, a mente e as emoções. Como influencia diretamente as pessoas, atua nos níveis físico, mental, energético e espiritual, podendo ser usada no trabalho, em casa ou nas roupas.

Para você tirar todo o proveito que as cores podem lhe oferecer, conversamos com o professor de Cromoterapia do Senac São Paulo, Juliano Amato Ferraz, que deu dicas de como utilizar a técnica no dia a dia. Aproveite e dê adeus aos dias cinzas!

evite vermelho no ambiente profissional

Evite a cor vermelha em ambientes profissionais

Foto: Danilo Borges

Vai a uma entrevista de emprego?

Evite usar vermelho. A cor causa agitação mental, excitação demasiada e até certa histeria. Prefira usar verde, que é a cor do equilíbrio e está associado a momentos de paz; azul, que traz tranquilidade, paz e suavidade; um tom mais suave de amarelo, uma cor que socializa, humaniza, dá equilíbrio mental e ativa o intelecto; ou até mesmo um laranja mais claro, pois o tom estimula o otimismo, o entusiasmo e auxilia ainda no autoconhecimento.

Em dúvida do que vestir para ir trabalhar?

Dê preferência às cores mais suaves, como tons claros de azul, amarelo e verde. Cores muito intensas, como o vermelho, causam certa agitação mental e, por isso, devem ser evitadas.

Está de TPM?

Vá de laranja! Vista-se com a cor, tenha objetos alaranjados próximos a você e se puder fique em ambientes neste tom, que estimula o otimismo e o entusiasmo, além de ser indicado para as cólicas menstruais. O vermelho também pode ser uma boa pedida, pois ajuda pessoas com depressão, assim como o rosa, que combate o medo, a cólera, a raiva, o ciúme e a tristeza. Pode apostar ainda no verde - que dá equilíbrio, controla os impulsos de agressividade, auxilia no tratamento do estresse e está associado a momentos de paz - ou no violeta - que limpa a mente de pensamentos negativos e equilibra as emoções negativas.

Vai malhar?

Aposte em roupas vermelhas ou escolha ambientes dessa cor para se exercitar. O vermelho dissipa condições de apatia, indolência e fadiga. Prefira fugir da cor verde, já que ela tem ação relaxante muscular.

Tem um encontro romântico? 

va de rosa para conquistar

Quer conquistar? Vá de rosa! A cor transforma a energial sexual pura em uma mais ligada ao amor

Foto: Danilo Borges

Não escolha as cores chamadas frias, como verde, azul e violeta, pois elas tendem a ser calmantes, o que não é interessante. Nessa situação, o mais indicado é o vermelho ou mesmo o rosa - que transforma a energia sexual pura em uma energia mais ligada ao amor.

Precisa de inspiração?

Violeta é a sua cor! Procure ficar em algum ambiente, tenha objetos ou use alguma peça de roupa neste tom. O violeta possui efeito inspirador para as artes, poesia, pintura e música, além de indicar mente livre de preconceitos e dogmas. Tem ação purificadora de ideias e estimula a intuição e a criatividade. A cor também limpa a mente de pensamentos negativos e equilibra as emoções negativas. O índigo, mistura de azul com vermelho, também pode ser interessante, já que é a cor da intuição e da dedicação.

Está com fome?

Uma boa pedida é a cor amarela, pois auxilia na digestão, equilibra funções do fígado e vesícula biliar e ainda atua na prisão de ventre, ajudando no processo de emagrecimento. Cuidado com o vermelho que é um estimulante do apetite.

para relaxar aposte no azul

Se você quer relaxar, azul e verde são as cores ideais

Foto: Danilo Borges

Quer relaxar?

Verde e azul são as cores ideais para você! No banho, diminua a luz e acenda velas nestes tons. No quarto, pinte uma parede com umas dessas cores ou acenda um abajur com lâmpadas coloridas. O verde é utilizado na insônia e no esgotamento, enquanto o azul traz tranquilidade, paz e suavidade. Se preferir, aposte também no violeta, que é indicado para pessoas cansadas, desgastadas e tensionadas, já que tranquiliza o sistema nervoso.

Está doente?

Invista no verde, que está associado à saúde e à cura. Evite ambientes, roupas e objetos nas cores vermelha - contra indicada para todas as condições de inflamação, febre, neurite e hipertensão - e amarela - não indicada para inflamações agudas, febre, histeria, alcoolismo, nevralgias e palpitação cardíaca. Se for um problema pontual, fique ligada...

Índigo: aumenta as defesas do organismo, atua na tireoide, nas doenças de ouvido, nariz, garganta, amigdalite e na labirintite.

Rosa: equilibra a pressão arterial.

Azul: atua na prisão de ventre e auxilia nas amidalites, faringites, laringites e dores agudas; porém, seu uso prolongado não é recomendado para pessoas deprimidas  e desprovidas de amor próprio.

Laranja: equilibra cartilagens, glândulas, órgãos e ossos.