Os aromas podem oferecer sensações e benefícios diversos para o corpo e a saúde. Saiba mais sobre a essência de baunilha!

Por Ana Paula Ferreira | Foto Shutterstock

A baunilha ajuda a pele a se manter jovem por mais tempo

Foto Shutterstock

Cada essência é capaz de estimular sensações diferentes para os nossos sentidos, como efeitos calmantes e terapêuticos

De acordo com Nathalia Carravetta, especialista em desenvolvimento de aromas da marca L’eponge, a baunilha possui um aroma que promove diversos benefícios para o corpo e a saúde. Confira abaixo os 5 listados pela profissional:

1. Acalma a ansiedade e o estresse

O aroma de baunilha é conhecido por ter um impacto direto no cérebro e induzir a calma, portanto, seu extrato pode ser um dos melhores e mais acessíveis remédios naturais para ansiedade e estresse crônico.

2. Estimula a serotonina

A flor é um estimulante capaz de ajudar a estimular a serotonina, hormônio responsável pelos bons pensamentos e a sensação de felicidade e bem-estar.

3. Hidratação profunda

A principal substância fornecida pelas pétalas da flor é a mucilagem, uma secreção com alta capacidade de reter água e bem aceita na formulação de hidratantes. A pele tende a ficar super hidratada. 

4. Tem propriedade antioxidante

A baunilha tem grandes poderes antioxidantes que ajudam a pele a se manter jovem por mais tempo, atuando na proteção dos danos causados por poluentes e toxinas. 

5. É afrodisíaca

A flor tem sido usada como um afrodisíaco desde os tempos mais antigos. Certos estudos sobre a aromaterapia provaram que a baunilha pode aumentar o desejo sexual, elevando os níveis de testosterona nos homens. O seu uso é eficaz na cura da impotência. Além disso, o aroma induz aos sentimentos de prazer e saciedade.