As lentes de contato são ótimas opções para quem usa óculos e pratica esportes. Confira algumas dicas para manter as suas sempre bem cuidadas e garantir a saúde dos seus olhos

Por Carol Salles | Foto Shutterstock | Adaptação Web Ana Paula Ferreira



Substituir os óculos pelas lentes de contato pode ser uma ótima ideia, especialmente para quem faz esporte. Veja, a seguir, um pequeno guia de como começar a usar e cuidar das suas:

- No início, é preciso passar por um período de adaptação: usar a lente por períodos curtos, aumentando a cada dia. 

- Elas devem ser higienizadas antes e depois de cada uso. Mas nada de água da torneira ou soro fisiológico — use soluções específicas para esse fim.

- Segundo Samantha de Albuquerque, oftalmologista, de São Paulo (SP), não é recomendado dormir nem tomar banho com a lente. “Durante o sono, não piscamos. Assim, não há renovação da lágrima, que limpa as lentes, retira ‘sujeiras’ e ajuda na oxigenação”, explica. Em relação ao banho, a água do chuveiro não é estéril e pode contaminar as lentes.

- Uma novidade são as lentes diárias, que devem ser descartadas depois do uso. Elas são mais finas que as comuns e diminuem o risco de infecções, porém têm o custo mais alto.

Quer conferir mais dicas de cuidados de saúde? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!