Pesquisa feita no Reino Unido constatou que pessoas que dormem menos que 8 horas por dia podem ganhar quase um centímetro na cintura e meio ponto no IMC. Saiba mais!

Por Karine César | Foto Getty Images | Adaptação web Ana Paula Ferreira

A cada hora a menos das oito recomendadas de sono, você pode ganhar quase um centímetro na cintura e meio ponto no IMC (índice de massa corporal). Foi o que provou uma recente pesquisa da Universidade Leeds, no Reino Unido.

Um sono de baixa qualidade causa desordens no metabolismo, como o aumento dos níveis de cortisol — hormônio do estresse, que está ligado ao acúmulo de gordura — e a redução dos de testosterona e GH, que ajudam no ganho de massa muscular. A boa notícia, contudo, é que a atividade física feita até quatro horas antes de se deitar melhora a qualidade do sono. 

Para ajudar na produção natural de melatonina, procure consumir leite e frutas como o kiwi e a cereja, que contam com o triptofano, aminoácido precursor deste hormônio do sono. “Um copo por dia do laticínio, um kiwi e cinco unidades de cereja são suficientes”, indica Renato Lobo, médico pós-graduado em nutrologia, de São Paulo (SP).

Quer conferir mais pesquisas sobre saúde? Então, corra para as bancas ou garanta a sua aqui!