Quem já sentiu aquela queimação na boca do estômago e a sensação de que o alimento está subindo sabe como esse problema é incômodo. Saiba como é possível evitar o refluxo!

Por Caroline Randmer | Foto Shutterstock | Adaptação web Ana Paula Ferreira

De acordo com um levantamento de dados da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, 20% da população brasileira sofre ou já sofreu com refluxo. Quem já sentiu aquela queimação na boca do estômago e a sensação de que o alimento está subindo ao invés de descer sabe como o problema - que aparece quando a válvula que separa o esôfago e o estômago fica enfraquecida - incomoda.

Apesar de não existir cura para o refluxo, algumas medidas simples, como evitar ficar na horizontal logo após a refeição e eliminar o cigarro da rotina, são capazes de prevenir os episódios. “Deitar-se depois de comer faz que o efeito da gravidade seja perdido, o que favorece o retorno da comida para o esôfago. Já o cigarro contribui para a redução da pressão do esfíncter, a válvula responsável por evitar o refluxo do conteúdo gastroduodenal”, explica João Paulo Cândido Barbosa, gastroenterologista do Hapvida Saúde, de São Paulo (SP).

Quer conferir mais sobre saúde? Então, corra para as bancas ou garanta a sua aqui!