Você já imaginou que as amizades podem influenciar até sua saúde mental? Foi isso que um estudo inglês concluiu após acompanhar 75 pessoas em uma pesquisa. Saiba mais!

Por Caroline Randmer | Foto Getty Images | Adaptação web Ana Paula Ferreira



Você costuma se sentir bem quando está com seus amigos? Então saiba que isso não acontece por acaso. Uma nova pesquisa da Universidade de Leeds, no Reino Unido, acaba de comprovar que a amizade faz bem para a saúde mental.

Os estudiosos ingleses acompanharam 75 participantes durante um ano inteiro e, no início e no final desse período, os questionaram sobre a capacidade que cada um tinha de superar situações difíceis — como divórcios, doenças crônicas ou morte de entes queridos — e também sobre como era o relacionamento com seus amigos. Após a coleta de todos esses dados, os pesquisadores descobriram que a resiliência e a saúde psicológica dos voluntários era proporcional à qualidade das amizades que mantinham.

“Os amigos nos ouvem e apoiam em momentos difíceis. Isso tem um efeito confortante e consolador que alivia a angústia e faz bem à mente”, explica Luiz Scocca, psiquiatra membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Então que tal dar uma ligadinha para sua melhor amiga e colocar o papo em dia?

Quer conferir mais estudos e pesquisas sobre saúde? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui