Depois de anos lutando contra a balança, Juliana Fávero, 40 anos, descobriu que podia curtir bons momentos com um estilo de vida saudável

Por Diana Cortez | Fotos Arquivo Pessoal | Adaptação web Ana Paula Ferreira



Foi a partir dos 18 anos que a publicitária e blogueira Juliana Lira de Almeida Fávero, de Sumaré (SP), começou a engordar. “Saía para comer e beber com amigos e o namorado e fui perdendo o controle do meu peso. Também iniciei a faculdade à noite e trabalhava durante o dia. Com a correria, acabava me alimentando muito mal, com lanches e refeições rápidas”, conta. Dessa maneira, chegou a ganhar 10 quilos em um pouco mais de um ano. 

Foram seis anos levando a vida assim, até que, em 2010, uma amiga do trabalho a incentivou a seguir uma dieta funcional acompanhada por uma nutricionista. “Tirei o glúten e a lactose da minha vida por dois anos e eliminei 15 kg. Mantive esse peso até 2013.” Mas logo Juliana voltou para a sua alimentação habitual e, aos poucos, foi engordando. “Em um ano, eu recuperei todos os quilos que havia perdido. Fiquei desesperada e triste, pois tinha voltado à estaca zero. Então, comecei a ler e a entender um pouco mais sobre alimentação para descobrir o que eu fazia de errado e por que era tão difícil me manter magra.” 

Foi quando Juliana percebeu que deveria praticar exercícios para ganhar massa magra e manter o metabolismo acelerado — aliado a uma alimentação saudável. Ela, então, passou a treinar musculação quatro vezes por semana, apostou no HIIT (treino intervalado de alta intensidade) nos outros dois dias e buscou ajuda de uma nutricionista esportiva. A partir daí, passou a prestar atenção na qualidade dos alimentos que consumia e a experimentar pratos saudáveis que nunca tinha comido antes, como couve-flor. 

Hoje, as principais refeições incluem uma porção de proteína, uma de carboidrato complexo (mandioca, milho, mandioquinha ou arroz integral), uma de legumes de cor laranja  (abóbora ou cenoura) e folhas verdes à vontade. “Nos lanches sempre consumo um carboidrato,  com proteína e gordura boa (castanhas, queijo ou abacate)”, revela. Dessa maneira, Juliana conseguiu eliminar 13 quilos em sete meses. Em seu perfil no Instagram (@blog_dajuli), ela usa a sua história pessoal para motivar pessoas a encontrarem um ponto de equilíbrio entre corpo, saúde e autoestima.

Os segredos do sucesso de Juliana

Fartura do bem

“Tenha em casa opções de alimentos saudáveis, como frutas, cereais e iogurte sem açúcar. Assim, você não corre o risco de sair da dieta.”

Não pratique o dia do lixo

“Deixar de ter uma alimentação equilibrada um dia inteiro ou todo fim de semana pode prejudicar todo o esforço.”

Varie o cardápio

“Procure experimentar novas receitas saudáveis sempre!  Variar os sabores ajuda a se manter na linha por mais tempo.”

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