Por: Rita Albuquerque

óculos

Armações coloridas e grandes na parte inferior disfarçam as indesejadas olheiras
Foto: Divulgação

Óculos de grau deixaram de ser os vilões da moda e hoje apostam nos modelos superestilosos como forma de exaltar a personalidade e abusar das tendências democráticas atuais. A palavra-chave é liberdade: não se apegue às regras de cor, armações discretas ou modelos que estejam de acordo apenas com o seu ambiente de trabalho. E para aquelas que não necessitam de fato dos óculos, a dica é substituir as lentes por modelos sem grau.

Mas antes de cair nas compras, é fundamental estar atenta a algumas instruções para acertar nos modelos mais confortáveis e adequados para cada formato de rosto.

 De olho neles

óculos_grau

Para o trabalho, armações de metal ou acetato. Para o dia a dia, armações coloridas e despojadas

Foto: Divulgação

1ª Dica: As hastes dos óculos têm tamanho limitado. Preocupe-se em escolher um modelo em que as hastes contornam a parte de trás das orelhas, de modo que não fiquem curtas ou mesmo que pareçam grandes demais.

2ª Dica: A regra fundamental é que as pupilas estejam centralizadas nas lentes dos óculos, para que haja conforto e, principalmente, a melhora dos sintomas causados por males da visão, se esse for o caso.

3ª Dica: A peça que contorna o nariz e dá sustentação aos óculos deve ser confortável para evitar marcas fortes na região, e presa o suficiente para que o acessório não deslize pelo rosto.

4ª Dica: As lentes e a armação não devem ultrapassar o limite das laterais do rosto e nem se apoiar na região abaixo dos olhos, a fim de evitar que os movimentos faciais movam os óculos.

5ª Dica: Para que a expressão facial esteja sempre em evidência, as sobrancelhas devem estar expostas.

6ª Dica: A fórmula é simples: rostos delicados, óculos menores. Rostos grandes, óculos maiores

Formatos de rosto

Rosto redondo: armações quadradas podem suavizar o formato.

Rosto quadrado: armações retangulares tiram o foco do formato reto das bases e laterais da face.

Rosto triangular: armações ovais e arredondadas.

Rosto oval: todos os modelos são adequados para esse tipo de rosto.

 

Tons de pele

Peles claras: óculos com hastes escuras: vermelho, dourado, preto e vinho são ótimas opções.

Peles morenas: óculos com armações mais claras: branco, rosa e tons suaves têm tudo para combinar. Dica: evite tons pastel como o bege, pois podem apagar a expressão facial.