Acredite, a pesquisa publicada em um jornal do Reino Unido comprova que o estresse pode oferecer benefícios à saúde. Entenda!

Por Juliana Vaz | Foto Shutterstock | Adaptação Ana Paula Ferreira

cortisol,hormônio do estresse, possui benefícios para

a saúde, indicou o estudo / Foto Shutterstock

O estresse é capaz de bagunçar o organismo. Insônia, dores musculares, pressão arterial nas alturas e alterações na pele são alguns sintomas. Mas ele também pode ser bom... Um estudo publicado no ¬ e Lancet, jornal científico do Reino Unido, comprova a tese do bem: ao analisar voluntários de 1996 a 2015, concluiu-se que o cortisol, hormônio do estresse, pode ser útil para melhorar a memória e aumentar a imunidade contra infecções

Para garantir que os níveis desse hormônio não se excedam e causem apenas efeitos negativos, Michael Zanchet, psicólogo do Centro Médico e Spa Kurotel, de Gramado (RS), diz que a chave é manter o equilíbrio emocional e físico. “O exercício garante mobilidade e energia, a alimentação entrega nutrientes, o sono regenera as células e o lazer ajuda a ‘desligar’ dos problemas.” 

Uma ferramenta poderosa para controlar o estresse e a ansiedade é a meditação. Sua aliada é a regularidade e as técnicas de respiração que podem ser realizadas em qualquer lugar. Uma boa técnica é respirar pelo diafragma. Sinta o ar inflando o peito, como se fosse um balão, e solte devagar como se estivesse soprando uma vela; descanse e repita quantas vezes desejar.

Quer saber mais sobre saúde? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!