É comum as futuras mamães sentirem dores na lombar ao longo da gestação. Para evitar o incômodo, aposte nestes 2 movimentos para fortalecer os músculos e ligamentos da região pélvica

Por Juliana Vaz | Adaptação Ana Paula Ferreira

Movimentos de pilates ajudam a fortalecer os músculos

da região pélvica / Foto Shutterstock

As mudanças no corpo das mamães durante a gestação são muitas e, conforme os meses vão passando, além do inchaço e do cansaço que aumentam mês a mês, a dor na lombar também se agrava. “Os ligamentos que sustentam a coluna e o útero relaxam, e conforme o bebê cresce e ganha peso, a dor tende a aumentar”, explica Alberto Guimarães, ginecologista e obstetra, de São Paulo (SP), que destaca a má postura como um dos fatores que pioram ainda mais o desconforto. Para diminuir a sensação desagradável, é importante fortalecer os músculos e ligamentos da região pélvica com exercícios de baixo impacto, mas que trabalham profundamente a musculatura, como o pilates. Veja dois movimentos fáceis de serem realizados em casa:

→ Apoie os joelhos e a palma das mãos no chão, em quatro apoios. Mantenha as costas retas, na mesma linha do quadril. Inspire, e na hora de expirar, contraia a pelve e o abdome por dez segundos. Repita por, no mínimo, dez vezes e lembre-se de não movimentar as costas durante o movimento. 

→ Sentada no chão, cruze as pernas uma sobre a outra e incline o tronco para frente. Estique os braços, se conseguir. Mantenha-se na posição por alguns segundos e retorne lentamente.

Quer saber mais sobre saúde? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!