Esta ainda é uma dúvida comum entre as mulheres. Descubra se ter relação sexual menstruada pode prejudicial para a saúde!

Por Ana Paula Ferreira | Foto Shutterstock

Usar preservativo é essencial em todas as relações sexuais,

inclusive durante o período menstrual / Foto Shutterstock

Existem muitos mitos e dúvidas acerca do sexo durante a menstruação. Afinal, ter relação nesse período pode ser prejudicial para a saúde

De acordo com Roberto Debski, médico e psicólogo, de São Paulo, o ato sexual pode ocorrer normalmente, porém sempre com o uso de preservativo, assim como deve acontecer nas demais fases do ciclo. “Durante o período menstrual, o colo uterino permanece mais aberto, deixando o útero mais susceptível a uma possível contaminação pelo parceiro se houver uma doença sexualmente transmissível. Os fluídos menstruais – composto por sangue, tecido e células descamadas do útero – também podem contaminar o parceiro mais facilmente no caso de DST da mulher”, aponta. “Se não houver empecilhos como dor ou cólicas intensas na mulher, e restrições de ambos quanto ao contato com sangue, aversão ou tabus, o sexo neste período pode ser tão prazerosa quanto em qualquer outro”, completa. 

Para evitar possíveis problemas de saúde, contudo, o profissional ressalta que é importante urinar logo após a relação e fazer a higiene através do banho.

Mais prazer no período menstrual

Você já deve ter ouvido por aí que as mulheres sentem mais prazer ao fazerem sexo menstruadas. Segundo Debski, alguns trabalhos científicos mostraram que a maioria de nós realmente sente mais prazer durante este período, porém não existe nenhuma causa hormonal que explique esta sensação. 

“Outras mulheres sentem aversão ou falta de desejo neste período, por causas religiosas, ideias sobre limpeza e higiene, e medo de se expor neste contexto, que inclui o sangue e seus odores, e a sensação de incômodo que podem se sobrepor na situação. Quanto mais esclarecida for a mulher e seu companheiro, mais eles podem decidir com tranquilidade sobre manter ou não relações neste momento.”

Benefícios? Sim!

Roberto Debski explica que fazer sexo durante a menstruação pode oferecer benefícios à saúde da mulher. “A relação nesse período pode aliviar os sintomas incômodos como cólica e tensão, pois durante o orgasmo o corpo libera substâncias neurotransmissoras, como as endorfinas, que aliviam as dores e trazem relaxamento, a oxitocina, que amplia o vínculo afetivo, e a dopamina e serotonina, que trazem prazer e bem estar.”