Respirar da forma errada pode acabar contribuindo para a ansiedade. Confira uma técnica simples de ioga que pode te ajudar a evitar este problema!

Por Carol Salles | Foto Shutterstock | Adaptação Ana Paula Ferreira

A respiração alternada pode ser feita de 1 a 3 vezes por dia

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Certamente você respira sem nem pensar no assunto. Mas você já parou para observar a qualidade da sua respiração? “A curta acelera os pensamentos, e hoje tudo já é muito veloz, instantâneo. Isso não é de todo mau, mas é preciso cuidar para não passar dos limites. Senão, o resultado pode ser uma sensação de afogamento, ansiedade, medo. Acaba com o centramento”, explica Lilly Hastings, coach e professora de ioga, de São Paulo (SP). 

Abaixo, Lilly ensina uma técnica simples da ioga para acalmar a ansiedade: a respiração alternada. Ela pode ser feita em ciclos de 8 ou 10 respirações, de 1 a 3 vezes por dia. Se estiver grávida ou menstruada, observe suas reações. Se não se sentir bem, não faça.

- Sente-se em um local tranquilo e feche os olhos. Com o dedão da mão direita, feche a narina direita. Inspire e retenha o ar por alguns segundos.

- Sem soltar o ar, desobstrua a narina direita e, com o dedo médio da mesma mão, feche a narina esquerda. Solte o ar.

- Inspire pela narina desobstruída (direita), segure o ar e solte pela outra narina (esquerda). Faça de 8 a 10 repetições em cada narina, lembrando que a troca da obstrução das narinas é sempre com os pulmões cheios.

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