O relacionamento caiu na rotina? Confira 10 dicas para não deixar a chama apagar e voltar a sentir aquele friozinho na barriga ao encontrar o amado

 

Reportagem: Monique Zagari Garcia

dicas-apimentar-inovar-relacionamento

Surpreender o amado com mensagens picantes é uma boa

dica para apimentar o relacionamento

Foto: Danilo Borges

A rotina e o tempo são, muitas vezes, os grandes responsáveis pelo desgaste de um relacionamento, que pode acabar “esfriando” sem que o casal perceba. A explicação da psicoterapeuta cognitivo-comportamental Thaís Petroff Garcia (SP) para essa mudança é que o ser humano tende a se acomodar com tudo o que está bem e dentro dos padrões, ou seja, não há o hábito de buscar o novo quando não se faz necessário. “Só fazemos mudanças quando sentimos dor (desconforto) frente a um contexto ou percebemos que alcançaremos prazer fazendo alguma alteração. Somos movidos por prazer e dor, e é isso que nos motiva”, relata a especialista.

E por que não inovar? Novidades geram expectativas, friozinho na barriga, excitação e, desse modo, impedem que a monotonia se instale. “Como o próprio termo já diz, inovar mantém a relação nova, sempre acesa e se reciclando”, explica Thaís. A psicóloga Cynthia Boscovich (SP) completa: “O ser humano é um ser em constante amadurecimento. Nem sempre o que gostamos hoje nos interessou no passado e nos interessará no futuro. Por isso é importante estar atenta ao companheiro a fim de acompanhar essas modificações e se adaptar à elas, mas sem se sentir prejudicada ou forçada a isso”.

Levando em consideração que o peso da rotina, ainda que natural, muito atrapalha os relacionamentos, reunimos dicas da psicoterapeuta cognitivo-comportamental Thaís Petroff Garcia e da psicóloga do Hospital São Camilo (SP) Rita Calegari para manter a relação viva e apimentada. Confira na próxima página!