Reportagem: Monique Zagari Garcia

lindsay-lohan-tendencia-lencos

Lindsay Lohan apostou no biquíni retrô e no lenço amarrado

no pescoço

Foto: Just Jared

No cabelo, no pescoço, na bolsa: o lenço parece estar em todos os lugares. Tendência para o verão 2013, o acessório se tornou indispensável nos closets de muitas mulheres. “Os lenços são super importantes para incrementar um visual simples; adicionando charme, um colorido inesperado e sofisticação, já que remetem a elegância no seu geral”, afirma Camila Toledo, diretora de tendências da Stylesight.

Para a jornalista de moda e blogueira do F*Hits Juliana Ali, os lenços são um clássico da moda que nunca deixaram de ser tendência. “O que muda são as amarrações e as estampas a cada temporada. Nos anos 20, eram amarrados nos cabelos como turbantes; os modelos eram tão elegantes que as mulheres usavam até em festas. Nos anos 40 eram usados no pescoço, acompanhando os terninhos mais formais que as mulheres usavam. Nos anos 50, as bandanas começaram a surgir e o lenço virou um acessório de praia”, conta. Taiane Stief, estilista e dona da LojAlém (SP), relembra que as divas dos anos 20 glamourizaram o uso dos lenços. Após isso, foram usados por grandes nomes do cinema, como Audrey Hepburn, Sophia Loren e Grace Kelly.

Com mil e uma utilidades, os lenços podem ser combinados de diversas maneiras: “Para ir à praia, o lenço amarrado na cabeça, como bandana, fica uma graça. Posicioná-lo sob a gola do blazer dá um ar moderno no look para ir trabalhar. Usá-lo como cinto traz sensualidade marcando a cintura. O segredo é usar a criatividade!”, explica Juliana.

As fashionistas ainda ressaltam que estampas de flores, desenhos étnicos, folhagens, poás, listras, tapeçaria e geométricas estão sendo as apostas dessa temporada

calebridades-lencos-tendencia

As atrizes Kate Moss e Salma Hayek apostaram nos turbantes para incrementar o visual

Foto: Just Jared

Confira abaixo um passo a passo para amarração de turbante, look estiloso, ousado e aposta para a estação mais quente do ano:

1) Dobre o lenço ao meio formando um triângulo e em seguida dobre a ponta até formar uma faixa;

2) Segurando as duas pontas, posicione o lenço na parte de trás da cabeça;

3) Cruze as pontas uma vez, de maneira que a extremidade que estava na mão esquerda fique na mão direita, e vice-versa;

4) Gire as pontas para formar um , de maneira que cada extremidade voltará para as mãos originais;

5) Volte as pontas para a parte de trás da cabeça e dê um nó para ficar firme;

6) Esconder a amarração por dentro do lenço.

*Passo a passo sugerido por Taiane Stief, estilista e dona da LojAlém (SP).