Se você sente um cansaço excessivo e nem uma boa noite de sono resolve, o problema pode ser mais sério. Veja três possíveis causas físicas para o problema e cuide-se!

Texto Vand Vieira | Adaptação Ana Paula Ferreira

Preste atenção se você sentir cansaço em excesso mesmo

depois de uma noite bem dormida / Foto Shutterstock

Quando nem uma boa noite de sono é capaz de dar um fim à falta de disposição, a situação pode ser mais séria do que parece. Conheça três possíveis doenças que podem causar cansaço excessivo

Anemia

As causas: Além de uma alimentação pobre em ferro, essencial para a formação das hemácias (glóbulos vermelhos no sangue), o fl uxo menstrual intenso é um dos principais fatores que contribuem para a prevalência dessa doença nas mulheres. 

Por que deixa cansada? “A falta de ferro prejudica o transporte de oxigênio no organismo, levando à fadiga, palidez, falta de ar, tontura, vertigem e alteração nos batimentos cardíacos”, explica Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Como prevenir? Fique atenta à intensidade do fluxo menstrual, consultando um ginecologista regularmente, e inclua no cardápio fontes de ferro, vitamina B12 e ácido fólico, presentes em carne vermelha, leguminosas, peixes e frutos do mar, ovos e folhas verde- escuras.

Como remediar? Suplementação de ferro ou vitamina B e, em casos graves, transfusão de sangue.

Hipotireoidismo

As causas: “Na maioria das vezes, o problema (que ocorre pela produção insuficiente de hormônios tireoidianos) é autoimune, mas alguns remédios, doenças da hipófise e a cirurgia de retirada da tireoide podem provocar a disfunção”, diz Renato.

Por que deixa cansada? Os hormônios tireoidianos são responsáveis por manter a velocidade do metabolismo. Sem eles, tudo funciona devagar, quase parando.

Como prevenir? Por ser uma doença de fundo genético, é preciso ficar atenta ao seu histórico familiar e fazer um check-up periodicamente.

Como remediar? Fazendo reposição hormonal com orientação médica. 

Desequilíbrio da microbiota intestinal

As causas: “Alimentação ruim, uso de antibióticos, entre outros fatores, podem interferir diretamente na composição das bactérias da flora intestinal”, alerta Debora Poli, gastroenterologista do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, na capital paulista.

Por que deixa cansada? Amicrobiota intestinal está envolvida na digestão de tudo que você come, ou seja, se está em desequilíbrio, compromete a absorção de nutrientes e a energia fornecida ao organismo.

Como prevenir? Seguindo uma dieta balanceada, livre de produtos industrializados, processados e embutidos, e aumentando o consumo de fibras e fontes de probióticos (como iogurte e leite fermentado). 

Como remediar? “É preciso procurar um especialista para descobrir a causa e iniciar o tratamento adequado”, orienta Debora Poli.

Quer conferir mais sobre saúde? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!