Com alguns cuidados diários, é possível se manter bem longe do cálculo renal – mais conhecido como pedra nos rins – e garantir que sua saúde fique em dia!

Por Caroline Randmer | Foto Shutterstock | Adaptação web Ana Paula Ferreira



Ao colocar essas três dicas em prática, você vai se manter bem longe do cálculo renal – conhecido também como pedra nos rins. Anote aí:

1. Beba bastante água ao longo do dia, diariamente

A recomendação médica é de pelo menos um copo a cada três horas.  E vale ressaltar que não estamos falando de qualquer líquido, mas de água pura. “Para saber se você está ingerindo o suficiente, preste atenção à coloração da urina, que deve ser clara e limpa”, explica Arnaldo Cividanes, diretor técnico do Hospital SAHA, de São Paulo (SP).

2. Reduza a ingestão de carne vermelha e sal 

O ideal é restringir o consumo a duas ou três vezes por semana. No restante dos dias, substitua a versão vermelha pela branca. “A quantidade de sal no preparo dos alimentos também deve ser reduzida”, lembra Arnaldo Cividanes. Fique atenta a comidas prontas e industrializadas, que, por conta da quantidade de sal em sua composição, podem prejudicar o bom funcionamento dos rins.

3. Controle a ingestão de alimentos ricos em oxalato de cálcio

Esse composto químico favorece a formação de depósitos de cristais nos rins. Sendo assim, é bom tomar cuidado com o consumo exagerado de espinafre, beterraba,  batata-doce, salsinha, pimenta, nozes e amendoim.

Quer conferir mais dicas de saúde? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui