O corpo sente os efeitos do sedentarismo mais rápido do que se imagina. Descubra o que acontece com ele após 30 dias sem exercícios

Por Carol Salles | Adaptação Ana Paula Ferreira

Deixar de fazer exercícios pode te deixar mais cansada

Foto Shutterstock

Se a rotina corrida está mantendo você longe dos exercícios físicos, saiba que seu corpo sente os efeitos do sedentarismo mais rápido do que se imagina. Veja a seguir o que acontece com o organismo depois de 30 dias parado:

1. A queima de gordura diminui 

Basta uma semana para o metabolismo desacelerar.  Assim, a capacidade de queimar gordura diminui, enquanto aumenta a taxa de açúcar no sangue.

2. A respiração fica “curta” 

“Estudos mostram que a capacidade cardiorrespiratória é a primeira a declinar quando o indivíduo deixa de realizar atividade física”, diz Giovanna Medina, ortopedista e professora do curso de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic, em São Paulo (SP).

3. Os músculos tornam-se mais fracos

O tempo desta perda é variável, mas, segundo Giovanna Medina, indivíduos mais treinados perdem musculatura mais rapidamente. “Um atleta profissional perde força muscular após uma semana, enquanto um indivíduo que pratica atividades físicas menos intensamente, tem esses efeitos após um mês”.

4. Ficamos mais cansadas

O cérebro deixa de produzir substâncias que evitam a depressão e a ansiedade. Assim, cansaço, falta de concentração,  irritabilidade, melancolia e perda de memória são outros sinais comuns da falta de exercícios.

Quer saber mais sobre saúde e fitness ? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!