Há diversos fatores que podem resultar na dor na hora do sexo. Saiba quais são eles e como é possível driblar este incômodo

Texto Vand Vieira | Adaptação Ana Paula Ferreira

Saiba o que pode causar dor durante o sexo

Foto Shutterstock

Pode ser pelo medo de não corresponder às expectativas do parceiro, pela insatisfação com o próprio corpo, pela criação machista, por influência da religião ou até mesmo por alterações hormonais. O fato é que, para muitas mulheres, nem sempre sexo e prazer andam juntos. “Questões emocionais como essas podem desencadear distúrbios sexuais que provocam espasmos involuntários da musculatura da vagina, causando dor durante a relação sexual e até impossibilitando a penetração”, esclarece Débora Padua, fisioterapeuta uroginecologista, de São Paulo. 

Os quadros são divididos em dois tipos: primário, que ocorre desde a primeira relação sexual, e secundário, quando a mulher já tem uma vida sexual ativa e, por conta de algum trauma, desenvolve a doença. 

A saída? Conhecer bem seu corpo e como funciona o seu prazer – isso inclui fazer terapia e praticar masturbação. Fisioterapia, eletroterapia e o uso de dilatadores, tudo com supervisão de um profissional, são outros meios de resolver o problema.

Quer tirar mais dúvidas sobre sexo? Então corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!