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*Por Eduardo Magalhães

Consumo de bebidas alcoólicas prejudica o desempenho

de pessoas que treinam / Foto Shutterstock

Quais os perigos do álcool para quem pratica atividade física?

Vai variar de acordo com sexo, idade e sensibilidade de cada um. Mas se o consumo for casual e moderado, isto é, até duas doses (duas latas de cerveja ou duas taças de vinho), de maneira geral, não há problema, contanto que não seja no dia do exercício ou, nos casos dos mais intensos ou de precisão, nas últimas 72 horas. O consumo de álcool prejudica o desempenho do atleta por diminuir o tempo de reação, equilíbrio, força, velocidade, capacidade muscular e respiratória. Além disso, pode levar à desidratação e perda de eletrólitos, facilitando o risco de arritmia cardíaca; ou ainda causar hipoglicemia, aumentando o catabolismo muscular, com eliminação de potássio, o que favorece riscos cardíacos. 

Vale ressaltar que os efeitos prejudiciais do álcool costumam ser piores nos sedentários do que nos praticantes de atividade física, conforme evidências científicas. Portanto, a desculpa de não se exercitar por gostar de beber não vale.

*Eduardo Magalhães é nutrólogo e especialista em Medicina Preventiva e Integrativa. Todo mês, ele responde perguntas das leitoras em sua coluna. 

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*Por Chico Salgado

As caminhadas dificilmente vão ajudar a engrossar

as pernas / Foto Shutterstock

Caminhar ajuda a engrossar as pernas?

Dificilmente. Para a maioria das pessoas, essa é uma atividade normal. Mesmo que seja feita de forma contínua e ritmada, só vai acontecer a hipertrofia para quem for extremamente sedentária e, mesmo assim, em um grau muito pequeno. Claro que caminhadas em terrenos inclinados ou na areia podem tonificar as pernas e as panturrilhas, mas, geralmente, em pessoas que estão iniciando na prática.

*Chico Salgado é Personal Fighter e líder de uma das equipes mais disputadas do Brasil, a Chico Salgado Team. Treina famosas como Sabrina Sato, Grazi Massafera, Carolina Dieckmann, Bruna Marquezine e Giovanna Ewbank.

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*Por Patricia Davidson Haiat

Prefira sempre o atum conservado em óleo

Foto Shutterstock

Atum em lata faz bem?

Ele não figura entre as opções mais recomendadas pelos nutricionistas, já que o alumínio presente nos enlatados é tóxico para o organismo. Apesar disso, o peixe de latinha pode ser uma boa opção para quem quer fazer um lanche rápido. 

Prefira sempre o conservado em óleo, afinal, o líquido atua como uma espécie de filtro de contaminantes, evitando que micro-organismos malfeitores se alojem no atum.

*Patricia Davidson Haiat é nutricionista funcional e coautora de livros como Nutrição Clínica Funcional: dos princípios à prática clínica. Tem entre suas principais clientes Bruna Marquezine, Paolla Oliveira, Giovana Antonelli, Sabrina Sato, Mariana Rios e Sheron Menezzes.

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*Por Patricia Davidson Haiat

Apostar em saladas é sempre uma boa escolha ao

comer fora / Foto Shutterstock

Como manter uma alimentação saudável quando as amigas vivem querendo sair para comer?

Sair e fazer escolhas saudáveis nos restaurantes é possível, sim.  Quando sentar-se à mesa, dispense a entrada com pãezinhos. E quando for partir para o prato principal, prefira uma salada, um ceviche, um guacamole ou uma caponata de legumes. Se você estiver em uma lanchonete, peça por uma omelete ou uma saladinha rápida, com atum ou frango. Outra dica é fazer um lanche antes de sair de casa. Assim você chega ao restaurante com menos fome – experimente preparar um ovo mexido ou se deliciar com uma porção de oleaginosas.

*Patricia Davidson Haiat é nutricionista funcional e coautora de livros como Nutrição Clínica Funcional: dos princípios à prática clínica. Tem entre suas principais clientes Bruna Marquezine, Paolla Oliveira, Giovana Antonelli, Sabrina Sato, Mariana Rios e Sheron Menezzes.

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*Por Chico Salgado

O agachamento recruta a musculatura do corpo todo

Foto Shutterstock

Agachamento ou leg press: qual é o mais eficaz?

Ambos são ótimos para desenvolver pernas fortes e trabalhar os membros inferiores, tanto os quadríceps quanto os posteriores de coxa. Acredito que o agachamento seja mais completo, já que recruta a musculatura do corpo todo e permite aumentar a amplitude do movimento. O leg press, por outro lado, nos permite executar o exercício com cargas maiores com mais segurança. 

Os dois podem ser usados em conjunto no programa de treinamento, porém é indispensável que este seja feito por um profissional qualificado, para adaptá-lo às necessidades de cada aluna.

*Chico Salgado é Personal Fighter e líder de uma das equipes mais disputadas do Brasil, a Chico Salgado Team. Treina famosas como Sabrina Sato, Grazi Massafera, Carolina Dieckmann, Bruna Marquezine e Giovanna Ewbank.

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*Por Eduardo Magalhães

80% dos casos de diabetes e das doenças cardiovasculares

têm como causa a obesidade / Foto Shutterstock

É possível uma pessoa, mesmo sendo obesa, ser saudável?

Mesmo apresentando taxas de colesterol, triglicerídeos e glicemia normais, o acúmulo de gordura tem relação direta com todos os tipos de câncer, por elevar a enzima aromatase, que aumenta a produção de estrógeno no tecido adiposo da mama e favorece o surgimento deste câncer. Portanto, quanto mais tecido adiposo, mais carcinógenos. 

Além disso, 80% dos casos de diabetes e das doenças cardiovasculares têm como causa a obesidade. Para prevenir o problema, vale cultivar bons hábitos, como exercícios regulares, alimentação e hidratação adequadas, sono reparador, controle do estresse e ter relacionamentos sadios.

*Eduardo Magalhães é nutrólogo e especialista em Medicina Preventiva e Integrativa. Todo mês, ele responde perguntas das leitoras em sua coluna. 

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*Por Chico Salgado

Veja a opinião do personal e colunista da Corpo,

Chico Salgado / Foto Shutterstock

Para realizar exercícios que gerem instabilidade, como os praticados no treinamento funcional, é melhor descalça?

Não acho que o tênis atrapalhe nesse tipo de movimento. Entretanto, o calçado deve ser adequado para a prática e respeitar o formato do seu pé. Alguns exercícios com o intuito de fortalecer as articulações, como as do tornozelo, por exemplo, podem ser feitos descalça. Mas isso depende do trabalho e, também, do profissional que está prescrevendo tal treino.

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*Por Eduardo Magalhães

Refeições coloridas, com frutas e legumes, fazem bem

para a imunidade / Foto Shutterstock

É viável aumentar a imunidade do organismo pela alimentação?

Sim. Alimentos ricos em ferro, vitamina C, zinco e antioxidantes fortalecem a imunidade. Refeições coloridas, com frutas e legumes como uva, maçã, coco, abacate, salsão, couve, brócolis, tomate, cenoura, chicória (rica em inulina, fibra excelente para imunidade) são um verdadeiro exército de defesa. O inhame, além de ser rico em zinco, ajuda a fortalecer os gânglios linfáticos, aumentando as defesas; aveia e cogumelos reishi, shiitake e maitake também aumentam a imunidade, pois são ricos em betaglucanos, polissacarídeos com ação imunoestimulante. 
Experimente um suco matinal com esta receita: 1 maçã, ramos de manjericão,  suco de 1 limão ou 1 tangerina e raspas da casca, uma ponta de inhame cru, 2 folhas de couve, uma lasca  (de 2 cm) de gengibre. 
Destaco ainda uma tropa de elite: kefir, clorela, óleo de coco e ginseng brasileiro.  Farinha (e derivados) e açúcar acabam com a imunidade.


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*Por Eduardo Magalhães

Ingerir 40 ml de água/kg de peso, por dia, e não ficar mais de duas horas sem tomar água pode

ajudar a evitar a retenção de líquido / Foto Shutterstock

O consumo exagerado de água pode piorar a retenção de líquidos?

A maioria das pessoas sofre de desidratação, especialmente as que esperam para tomar água apenas quando estão com sede. E uma das consequências pode ser retenção, pois o corpo tende a acumular nutrientes essenciais que lhes falta.

Outra explicação para a retenção de líquidos é o acúmulo de toxinas – retém para diluí-las e diminuir os efeitos nocivos.

Uma boa conta para eliminar toxinas e evitar o inchaço é ingerir 40 ml de água/kg de peso, por dia, e não ficar mais de duas horas sem tomar água.

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*Por Chico Salgado

Veja o aquecimento indicado para treinar membros superiores

Foto Shutterstock

Preciso fazer aquecimento na esteira ou na bicicleta, mesmo se for malhar só os membros superiores?           

É recomendado um aquecimento geral e outro específico. O primeiro serve para aumentar a temperatura corporal, preparando os músculos para o treinamento. Para isso, cinco minutos de esteira ou bicicleta são sufi cientes. Já o aquecimento específico consiste em movimentos utilizando as articulações que serão requisitadas naquele treino, sempre com cargas bem leves e alto número de repetições, a fim de melhorar o fluxo sanguíneo naquela região e lubrificar as articulações. Fazendo sempre esse pequeno protocolo de dez minutos antes dos exercícios, as chances de lesão serão bem menores!


*Chico Salgado é Personal Fighter e líder de uma das equipes mais disputadas do Brasil, a Chico Salgado Team. Treina famosas como Sabrina Sato, Grazi Massafera, Carolina Dieckmann, Bruna Marquezine e Giovanna Ewbank.

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*Por Patricia Davidson Haiat

A dica é substituir aos poucos os alimentos por opções

mais saudáveis / Foto Shutterstock

Como posso tornar o processo de reeducação alimentar mais fácil?

Inclua no cardápio, aos poucos, alimentos que sejam de fácil aceitação. Se você gosta de maçã, por exemplo, tente consumir a fruta no café da manhã. O importante é fazer substituições como essas em todas as refeições. 

Para ajudar, reduza gradualmente a ingestão de alimentos ricos em açúcar e gordura, como pães, biscoitos, refrigerantes e doces. Opte por tapioca, mate, limonada e biscoitos caseiros se bater uma vontade de sucumbir aos hábitos antigos.

*Patricia Davidson Haiat é nutricionista funcional e coautora de livros como Nutrição Clínica Funcional: dos princípios à prática clínica. Tem entre suas principais clientes Bruna Marquezine, Paolla Oliveira, Giovana Antonelli, Sabrina Sato, Mariana Rios e Sheron Menezzes.

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Por Eduardo Magalhães

Aposte na receita caseira de repelente sugerida pelo

profissional / Foto Shuttersrtock

Vitamina b funciona mesmo para evitar picada de inseto?

Não há embasamento científico para a tese de que as vitaminas do complexo B, quando ingeridas além da necessidade do organismo, seriam eliminadas pela pele, liberando um odor que espantaria os mosquitos.  Por outro lado, alguns artigos apontam uma ação repelente da cúrcuma na forma de óleo essencial. Existe também uma receita boa para passar na pele e prevenir a picada do Aedes aegypti: em 1/2 litro de álcool, coloque 1 pacote (10 g) de cravo-da-índia e deixe curtir por quatro dias, agitando de manhã e à tarde.  Depois, acrescente 1 vidro  (100 ml) de óleo de bebê.  Espalhe uma gota nos braços e uma nas pernas quando for usar.

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*Por Patricia Davidson Haiat

Excesso de vitamina C pode provocar náuseas, diarreia

e levar à formação de cálculos renais / Foto Shutterstock

Vitamina C em excesso faz mal?

O máximo que o organismo consegue absorver da vitamina é 1 g por dia, o que dá para conseguir quando você consome diariamente frutas, verduras e legumes ricos no nutriente – alguns dos melhores são acerola, laranja, caju, goiaba, manga, pimentão, brócolis e salsa. 

Em excesso no corpo, apenas uma parte será eliminada pela urina e o resto ficará acumulado. Ingerir altas doses de vitamina C (pela dieta ou uso indiscriminado de suplementos) por um longo período pode provocar náuseas, diarreia e levar à formação de cálculos renais.

*Patricia Davidson Haiat é nutricionista funcional e coautora de livros como Nutrição Clínica Funcional: dos princípios à prática clínica. Tem entre suas principais clientes Bruna Marquezine, Paolla Oliveira, Giovana Antonelli, Sabrina Sato, Mariana Rios e Sheron Menezzes.

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*Por Eduardo Magalhães

Nunca deixe de procurar um profissional para passar as

orientações necessárias / Foto Shutterstock

Tudo bem tomar suplemento de testosterona para ajudar no ganho de massa muscular?

Quando se trata de hormônios, é preciso respeitar a “regra do três”: o hormônio certo, na dose certa, para a pessoa certa. Vale lembrar também que nenhuma substância do tipo deve ser empregada para fins estéticos e tem que ser prescrita por um médico – nunca pelos colegas ou professores da academia. 

Tomando esses cuidados (e adotando um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada, sono e atividade física, claro), é possível, sim,  que a testosterona ajude no ganho de massa magra, além de trazer outros benefícios, como proteção cardiovascular, melhora da libido e do humor e queima de gordura.

Fontes de cálcio (brócolis, gergelim e sardinha) e potássio (água de coco, melão e inhame) também são aliadas. Mas a medida mais importante e fácil de seguir no dia a dia: beber bastante água – pelo menos 2 litros por dia.

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*Por Chico Salgado

É comum o treino gerar algum tipo de dor "saudável"

Foto Shutterstock

Posso treinar mesmo se estiver sentindo dor?

A malhação costuma gerar algum tipo de dor “saudável”. Esse desconforto momentâneo é decorrente da inflamação gerada pelo treino, que tem como objetivo recuperar a musculatura e gerar a adaptação que queremos. Toda vez que a dor aparece é pelo processo inflamatório e, por isso, ela deve ser respeitada. 

Existem também as provenientes de algum tipo de lesão, muscular ou articular. Estas devem ser acompanhadas por um médico ou um fisioterapeuta, pois podem se agravar com o treino e se tornar crônicas, atrapalhando a rotina de exercícios da aluna.

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*Por Eduardo Magalhães

O óleo essencial de hortelã pimenta ajuda a diminuir

o incômodo da dor de cabeça / Foto Shutterstock

Existe uma automassagem para aliviar dor de cabeça?

Tem, sim, e é bem simples de fazer. Com um pouco de óleo essencial de hortelã pimenta (também conhecido como Mentha piperita) na ponta dos dedos indicadores, massageie as têmporas em sentido horário, lentamente e colocando uma pressão suave, por um ou dois minutos. 

Aproveite para respirar profunda e calmamente nesse momento. A técnica é tiro e queda para aliviar dores de cabeça – inclusive quadros de enxaqueca – e acalmar estados nervosos.

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A edição 333 da revista CORPO A CORPO publicou em sua seção “+ Bonita” a nota intitulada  “Rosto mais magro em 3,2,1...” e causou perplexidade à Odontologia a afirmação de que dentistas não podem atuar no procedimento conhecido como bichectomia. Portanto, cabe aqui algumas ressalvas quanto ao profissional apto a realizar esta técnica.

A bichectomia é uma cirurgia destinada à remoção da Bola de Bichat, o que significa que é retirada a bola de gordura encontrada junto a  mucosa jugal, bochechas e região do aparelho mastigatório. E tem indicações que devem ser precisas e respeitadas, como evitar lesão em tecidos moles, bochecha e, garantir o  ganho da harmonia facial com contorno mais suave do rosto.

O procedimento consiste em uma incisão na boca, área de atuação da Odontologia, com o paciente anestesiado. E o cirurgião dentista é o profissional que estuda e se dedica ao aparelho mastigatório durante toda sua formação de graduação e pós-graduação, realizando procedimentos cirúrgicos de alta complexidade como, por exemplo, cirurgia ortognática. Além disso, este profissional realiza o maior número de  anestesias na boca, tornando-se apto, com toda competência e conhecimento científico, a realizar procedimentos em toda região da face.

De acordo com a Lei 5.081 de 24 de agosto de 1.966, que rege a Odontologia no seu artigo 6, "compete ao cirurgião dentista praticar todas os atos pertinentes a Odontologia adquiridos durante sua formação...". E cito ainda a resolução CFO 100/2.010 que estabelece os critérios para realização de cirurgias no campo do aparelho mastigatório, área de atuação da Odontologia. Hoje, a resolução 176/2.016 também estabelece a atuação do cirurgião dentista na Harmonização da Face.

Em resumo, e diante do exposto, o cirurgião dentista é um profissional apto e preparado para realizar a bichectomia devido ao seu conhecimento técnico, cientifico, preparo e legislação vigente. 

 

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*Por Chico Salgado

A musculação, aliada à uma alimentação equilibrada, ajuda a definir os músculos e diminuir

a gordura corporal / Foto Shutterstock 

Estou uns 10 kg acima do peso e faço musculação. Vou conseguir ficar definida?

Conseguir definição muscular é aliar baixo índice de gordura corporal e musculatura bem desenvolvida. Não há dúvida de que a musculação é uma das melhores atividades para alcançar esses dois objetivos, mas, sozinha, dificilmente vai fazer você perder os quilos extras para que os músculos possam aparecer. Tão importante quanto se exercitar é seguir uma alimentação equilibrada.

É importante também apostar em estímulo aeróbico para estimular a queima de gordura, e ele pode vir de modalidades como corrida ou caminhada ou do próprio treino de musculação feito de forma intervalada. Converse com seu professor da academia para que ela faça a adaptação necessária.

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*Por Chico Salgado

É possível aumentar a intensidade da caminhada de outras

formas, sem usar a caneleira / Foto Shutterstock

Tudo bem caminhar usando caneleiras para aumentar o esforço?

Não é algo que recomendo porque, além de ficar desconfortável, o exercício pode interferir no padrão de movimento e render alguma lesão. 

Se o objetivo é aumentar a intensidade, uma ideia é escolher um percurso com ladeiras ou, se estiver na esteira, ajustar a inclinação do aparelho para simular uma subida. Outro caminho é evoluir da caminhada à corrida, começando de forma progressiva, é claro.

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*Por Patricia Davidson Haiat

Veja quais vitaminas dos alimentos ajudam a manter

o cabelo saudável /  Foto Shutterstock

A alimentação pode interferir na queda de cabelo?

Sim. Para os fios nascerem fortes e saudáveis, eles precisam de algumas vitaminas e minerais, como zinco, biotina, vitaminas A e do complexo B. É possível conseguir doses suficientes desses nutrientes por meio de uma alimentação variada, que contenha carne vermelha, vegetais verde-escuros (espinafre, couve, brócolis) e alaranjados (cenoura, abóbora, mamão) e frutas vermelhas.

*Patricia Davidson Haiat é nutricionista funcional e coautora de livros como Nutrição Clínica Funcional: dos princípios à prática clínica. Tem entre suas principais clientes Bruna Marquezine, Paolla Oliveira, Giovana Antonelli, Sabrina Sato, Mariana Rios e Sheron Menezzes.

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*Por Chico Salgado

O kettlebell pode ser usado como carga nas

séries de funcional / Foto Shutterstock

Como dá para incluir o kettlebell no meu treino?

Ele pode ser utilizado como carga nas séries de funcional, porém gerando dificuldade maior do que quando você usa halteres. Isso porque o peso do kettlebell fica todo concentrado na bola presa à alça (e não distribuído nas duas extremidades, como nos pesinhos tradicionais), o que gera instabilidade e exige que você acione mais músculos para manter o corpo estável e execute os exercícios corretamente. 

Tente empregá-lo para realizar o balanço (swing), agachamento, stiff, levantamentos e desenvolvimento de ombros.

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*Por Patricia Davidson Haiat

Omelete pode ser uma boa escolha para comer após

a balada / Foto Shutterstock

O que posso comer ao chegar tarde da balada, mas que não prejudique o sono?

Você pode investir em alimentos que garantam saciedade sem pesar no estômago e ajudem no processo de detoxificação do organismo – bem-vindo se o programa incluiu excesso de bebida alcóolica, certo? De quebra, você dorme melhor. 

Boas ideias: faça um suco verde com couve, maçã, kiwi e limão ou coma um pedaço de coco fresco ou, ainda, um punhado de castanhas e frutas secas (damasco, ameixa, uva-passa). Se estiver com um pouco mais de disposição, prepare uma refeição rápida com ovo (mexido, cozido ou omelete) e vegetais. 

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*Por Chico Salgado

A aula de boxe deve ser periodizada em volume e intensidade

Foto Shutterstock

Posso praticar boxe todos os dias?

Sim! Mas, assim como qualquer outro tipo de treinamento, as sessões de luta devem ser periodizadas em volume e intensidade para não acabarem sobrecarregando o corpo. 

Não é aconselhável treinar sparring (simulação de combate) todos os dias, por exemplo. Os treinos devem ser alternados entre pesados e leves ao longo da semana e o limite de cada aluno deve ser respeitado para, assim, evitar lesões e garantir longevidade na prática.

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Consumidos em excesso, os isotônicos podem acabar contribuindo para o ganho de peso

Foto Shutterstock

Posso tomar isotônico todo dia no pós-treino?

Bebidas esportivas são indicadas para quem pratica atividade física intensa e transpira bastante, pois a finalidade é hidratar, repor a energia e os minerais eliminados pelo suor. Como eles contêm muito açúcar, o perigo do exagero (e da ingestão sem necessidade) é acabar engordando, já que o açúcar tende a ser estocado na forma de gordura.

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*Por Eduardo Magalhães

A causa mais comum de cálculo renal é o desequilíbrio entre os sais oxalato (em excesso)

e citrato (em falta) / Foto Shutterstock

O que faz surgir pedra no rim? Dá para evitar mudando a alimentação?

A causa mais comum de cálculo renal é o desequilíbrio entre os sais oxalato (em excesso) e citrato (em falta). A saída é evitar alimentos e bebidas ricos em oxalato (como chá mate, aspargo, beterraba, pimentão verde, tomate e espinafre) e diminuir o consumo de sal refinado, cafeína e fontes de proteína animal. Em contrapartida, aumente a ingestão de fontes de citrato, como frutas cítricas (com exceção da laranja, que aumenta o ácido úrico e pode precipitar o aparecimento das pedras) e chá verde. 

Fontes de cálcio (brócolis, gergelim e sardinha) e potássio (água de coco, melão e inhame) também são aliadas. Mas a medida mais importante e fácil de seguir no dia a dia: beber bastante água – pelo menos 2 litros por dia.

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*Por Eduardo Magalhães

Antes das refeições, o consumo de líquidos quentes melhora

a produção do suco gástrico necessário à boa digestão

Foto Shutterstock

Por que meu intestino solta quando tomo bebidas quentes?

De fato, isso pode ocorrer com algumas pessoas porque o líquido aquecido estimula o sistema nervoso parassimpático, o que aumenta o relaxamento intestinal e melhora seu trânsito. A ingestão de bebidas quentes – café, chá ou mesmo água pura –, de preferência de manhã, favorece a eliminação de toxinas pelo organismo, principalmente pela evacuação.

Antes das refeições, o consumo de líquidos quentes melhora a produção do suco gástrico necessário à boa digestão.

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