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*Por Eduardo Magalhães



Meu colesterol veio acima do limite de referência. Devo me preocupar?

De maneira geral, não. Apesar de crescermos ouvindo que o colesterol aumenta o risco de doenças cardiovasculares, hoje essa é uma afirmação ultrapassada. O colesterol não é um vilão, mas sim um ingrediente essencial à vida. Nossas células, nossa imunidade e nossos hormônios, inclusive a vitamina D, dependem dessa substância.  

Claro que não queremos nada em excesso no nosso corpo, e valores muito acima dos adequados podem representar um distúrbio familiar (a hipercolesterolemia, alteração em que membros da mesma família apresentam níveis elevados de colesterol desde o nascimento) e merecem os devidos cuidados. Mas a ideia de que o colesterol acima dos valores de referência é algo preocupante precisa, sim, ser revista. 

Sem dúvida pode ser prejudicial, mas vai depender do estilo de vida de cada um: se a pessoa é fumante, se é sedentária, se possui uma alimentação rica em gorduras trans e industrializados, se sofre de alguma doença de base, como diabetes etc.  Caso contrário, a pessoa pode conviver com valores elevados sem problemas. Preocupante é ter níveis muitos baixos.  Em todo caso, é importante consultar um médico para avaliação do caso.

*Eduardo Magalhães é nutrólogo e especialista em Medicina Preventiva e Integrativa. Todo mês, ele responde perguntas das leitoras em sua coluna. 

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*Por Chico Salgado 



Depois de emagrecer, há algum exercício que dê jeito na sobra de pele da barriga?

Quando se perde muito peso, a cútis pode não acompanhar o processo e se tornar flácida, ganhando aspecto de sobra e dando até uma falsa impressão de gordura abdominal. Infelizmente, não existe nenhum exercício que trabalhe exatamente isso. 

O ideal é que a pessoa continue treinando e se alimentando bem, pois a aparência da barriga pode melhorar quando a flacidez não for tão acentuada. Mas caso a perda de peso tenha sido grande e o aspecto a incomode de verdade, a mulher pode optar por uma intervenção cirúrgica, como a abdominoplastia.

*Chico Salgado é Personal Fighter e líder de uma das equipes mais disputadas do Brasil, a Chico Salgado Team. Treina famosas como Sabrina Sato, Grazi Massafera, Carolina Dieckmann, Bruna Marquezine e Giovanna Ewbank.

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*Por Chico Salgado



Como saber se eu estou exagerando no treino?

O nosso corpo costuma dar vários sinais quando passamos do limite. Eles são muito individuais, mas, normalmente, as primeiras regiões a “reclamar” são as articulações dos joelhos, dos ombros, dos cotovelos e do quadril. Se elas doem é porque em algum momento você estressou os seus músculos, o que gera uma sobrecarga e, posteriormente, uma inflamação. Outros sintomas são: aumento do apetite, dor de cabeça, insônia, alergias, doenças autoimunes, mau humor e dores em geral. 

Procure escutar o seu corpo e tenha um bom profissional para periodizar a sua rotina de treinamento, lembrando que o descanso também é essencial!

*Chico Salgado é Personal Fighter e líder de uma das equipes mais disputadas do Brasil, a Chico Salgado Team. Treina famosas como Sabrina Sato, Grazi Massafera, Carolina Dieckmann, Bruna Marquezine e Giovanna Ewbank.

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*Por Eduardo Magalhães 

O que devo comer à noite para não ter insônia?

Alimentos ricos em melatonina, como cereja e nozes, e os ricos em triptofano (aminoácido precursor da serotonina), como abacate, banana, kiwi (uma hora antes de dormir), quinoa e tomate, são fortes aliados para uma boa noite de sono. 

Uma banana amassada levemente com o garfo (só para desfazer a forma de fruta) com uma colher de chá de cominho em pó é um dos melhores remédios caseiros para insônia, além, claro, dos chás de camomila, erva-cidreira e folha de maracujá. Já o alho, carne vermelha, embutidos, crustáceos e frituras podem fazer você perder a conta dos carneirinhos.

*Eduardo Magalhães é nutrólogo e especialista em Medicina Preventiva e Integrativa. Todo mês, ele responde perguntas das leitoras em sua coluna. 

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*Por Chico Salgado

O que é e como evitar o catabolismo?

Ele é um processo bioquímico de degradação. Traduzindo para uma linguagem de treinamento: toda vez que o seu corpo faz uma quebra, seja de músculo ou de gordura, é catabolismo. Nós jamais queremos o catabolismo muscular, pois isso resultaria em menos massa magra. Sendo assim, o treinamento nunca deve ser demasiado, e a alimentação precisa sempre ser bem balanceada.

*Chico Salgado é Personal Fighter e líder de uma das equipes mais disputadas do Brasil, a Chico Salgado Team. Treina famosas como Sabrina Sato, Grazi Massafera, Carolina Dieckmann, Bruna Marquezine e Giovanna Ewbank.

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*Por Eduardo Magalhães



Amamentar protege contra o câncer?

Ao que tudo indica, sim. Diversos estudos apontam uma proteção contra o câncer de útero, ovário e mais especificamente o de mama, principalmente após cinco ou seis meses de amamentação. Os mecanismos por trás desse efeito ainda não são claros, mas acredita-se que tenha relação com o período anovulatório (fase em que a mulher não ovula), durante o aleitamento, diminuindo, assim, a exposição aos hormônios estrogênios que têm relação direta com o câncer de mama, por exemplo. Fora que existe uma tendência, durante esse período, de a mulher se alimentar melhor, com mais verduras e legumes, alimentos ricos em minerais e antioxidantes, nutrientes superimportantes na prevenção dessa doença.

*Eduardo Magalhães é nutrólogo e especialista em Medicina Preventiva e Integrativa. Todo mês, ele responde perguntas das leitoras em sua coluna. 

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*Por Patricia Davidson Haiat


O que comer para fortalecer as unhas e o cabelo?

Você pode apostar em alimentos ricos em ácido elágico, vitamina A e vitamina C, por exemplo. Essas substâncias são encontradas em frutas vermelhas, romã, açaí, cenoura, abóbora, mamão, goiaba e vegetais verde-escuros.

*Patricia Davidson Haiat é nutricionista funcional e coautora de livros como Nutrição Clínica Funcional: dos princípios à prática clínica. Tem entre suas principais clientes Bruna Marquezine, Paolla Oliveira, Giovana Antonelli, Sabrina Sato, Mariana Rios e Sheron Menezzes.

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*Por Eduardo Magalhães



Quais os riscos de se consumir adoçante diariamente?

Existem tipos e tipos, e neste caso é importante separar o joio do trigo. Adoçantes artificiais como aspartame, sucralose, sacarina, etc., segundo estudos científicos, têm relação com Alzheimer, depressão, disbiose, compulsão por doces, obesidade, câncer e, por isso, deveriam ser evitados. Já os naturais, como xilitol e estévia, ou mesmo o açúcar mascavo, açúcar de coco e mel orgânicos não têm essa relação e poderiam fazer parte de nossa alimentação. 

Porém, bom mesmo seria evitar todo tipo de adoçante,  para que o organismo voltasse a se acostumar com o sabor doce natural dos alimentos e, assim, pudéssemos manter uma alimentação mais adequada aos nossos genes. Em um primeiro momento de suspensão,  pode parecer difícil, mas após 40 dias é possível perceber que a vontade por doces já não será a mesma, e manter o peso e a saúde se torna uma tarefa mais fácil.

*Eduardo Magalhães é nutrólogo e especialista em Medicina Preventiva e Integrativa. Todo mês, ele responde perguntas das leitoras em sua coluna. 

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*Por Chico Salgado



O treinamento funcional é mais indicado do que a musculação para quem corre?

Sim e não. Quando você faz musculação visando ao fortalecimento e a prevenção de lesões para outra modalidade, ela passa a ser específica para aquilo. O treino funcional pode ser de grande importância também por envolver trabalhos de instabilidade e equilíbrio, porém, os dois devem se completar e entrar em fases distintas. 

Se a ideia é prevenção, a musculação pode ser uma grande aliada. Se o objetivo for melhorar a capacidade funcional de movimentos próprios da corrida, então, o funcional é o mais indicado.

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*Por Patrícia Davidson Haiat



Qual óleo de cozinha é o menos prejudicial?

Azeite e óleo de coco estão entre as melhores opções para se usar na hora de cozinhar. Infelizmente, os óleos que conhecemos, como soja, canola, girassol e milho, são modificados industrialmente (os famosos transgênicos) e armazenados em embalagens plásticas, fazendo que substâncias presentes no material migrem e os contaminem.

*Patricia Davidson Haiat é nutricionista funcional e coautora de livros como Nutrição Clínica Funcional: dos princípios à prática clínica. Tem entre suas principais clientes Bruna Marquezine, Paolla Oliveira, Giovana Antonelli, Sabrina Sato, Mariana Rios e Sheron Menezzes.

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*Por Patricia Davidson Haiat

Por causa das refeições off, muitas pessoas costumam

ganhar de 0,5 kg a 2 kg / Foto Shutterstock

Durante a dieta, o certo é ter um dia livre para comer o que quiser ou apenas uma refeição livre?

O ideal é manter o comprometimento e não escolher nenhuma refeição nem dia de lixo, pois nos condicionamos a ter um dia em que podemos chutar o balde. Isso é prejudicial para o organismo, que está em um processo de mudança e precisa se adaptar à nova rotina. Além disso, nesses dias ou refeições de lixo muitas pessoas costumam ganhar de 0,5 kg a 2 kg, não sendo vantajoso para quem foca na perda de peso.

*Patricia Davidson Haiat é nutricionista funcional e coautora de livros como Nutrição Clínica Funcional: dos princípios à prática clínica. Tem entre suas principais clientes Bruna Marquezine, Paolla Oliveira, Giovana Antonelli, Sabrina Sato, Mariana Rios e Sheron Menezzes.

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*Por Chico Salgado

O boxe é uma atividade de alto gasto calórico

Foto Shutterstock

É verdade que o boxe ajuda a afinar a cintura?

A luta trabalha muito a musculatura que envolve o CORE – o abdome, os oblíquos, os intercostais, a lombar e os glúteos, além de ser uma atividade de alto gasto calórico, o que favorece a perda de peso

O resultado é um corpo com menos gordura e um CORE mais fortalecido, o que, consequentemente, reflete em uma silhueta mais desenhada. No caso das mulheres, a cintura acaba ficando mais marcada, sim.

*Chico Salgado é Personal Fighter e líder de uma das equipes mais disputadas do Brasil, a Chico Salgado Team. Treina famosas como Sabrina Sato, Grazi Massafera, Carolina Dieckmann, Bruna Marquezine e Giovanna Ewbank.

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*Por Eduardo Magalhães

Opte sempre por iogurtes fermentados artesanalmente

Foto Shutterstock

Iogurtes podem alimentar bactérias ruins do intestino?

Sem dúvida. Ele é um alimento ancestral e com benefícios inquestionáveis à saúde, o problema está nos industrializados. 

Além dos malefícios do leite de origem industrial, que aumenta inflamação e processos alérgicos por meio de um quadro conhecido por disbiose (desequilíbrio entre os micro-organismos que compõem a flora intestinal), esses iogurtes contêm substâncias tóxicas — como corantes, conservantes, derivados de petróleo nas embalagens de plásticos, açúcar refinado ou adoçantes artificiais — que interferem no equilíbrio entre as bactérias que vivem naturalmente no intestino, impedindo que haja um desenvolvimento das boas e favorecendo a proliferação das patogênicas. Para alcançar maior prazo de validade, eles ainda passam pelo processo de pausterização, o que acaba matando os lactobacilos “do bem”. 

O ideal é que os iogurtes possuam “culturas vivas e ativas”, como no caso dos fermentados artesanalmente, que utilizam fontes vegetais como coco, amêndoas, castanhas ou nozes.

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*Por Patricia Davidson Haiat

Saiba como escolher ovos mais nutritivos

Foto Shutterstock

Qual a diferença entre o ovo de casca clara e o de casca escura? 

Não há diferença nutricional significativa entre os ovos de cores diferentes – ser claro ou escuro na verdade apenas tem a ver com a genética da galinha. Mas já que estamos falando desse assunto, saiba que as aves que recebem uma alimentação mais variada e são criadas livres dão ovos mais nutritivos, como é o caso dos caipiras e orgânicos.

*Patricia Davidson Haiat é nutricionista funcional e coautora de livros como Nutrição Clínica Funcional: dos princípios à prática clínica. Tem entre suas principais clientes Bruna Marquezine, Paolla Oliveira, Giovana Antonelli, Sabrina Sato, Mariana Rios e Sheron Menezzes.

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*Por Eduardo Magalhães

O refluxo é o retorno do conteúdo do estômago para

o esôfago / Foto Shutterstock

Quais são as causas e as consequências do refluxo? Como é o tratamento?

O refluxo é o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago e acontece quando o esfíncter, anel que separa as duas regiões, não fecha bem. Isso ocorre por vários fatores, entre eles, hérnia de hiato, fumo, obesidade, gravidez e maus hábitos alimentares. Esse último leva a uma digestão fraca, fazendo que o alimento fique no estômago mais tempo do que deveria, favorecendo o refluxo que, quando crônico e em longo prazo, pode levar ao câncer de esôfago. 

Alimentos ricos em açúcares, cafeína, amido, laticínios e industrializados inibem a produção de enzimas digestivas essenciais à boa digestão. Após uma triagem que exclua fatores como a hérnia hiatal, é importante fortalecer a digestão, evitando os alimentos mencionados; melhorando a ingestão de água (no mínimo 40 ml/kg de peso por dia, e nunca durante as refeições); e usar mais vinagre, gengibre e limão, esse último em jejum.

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*Por Chico Salgado

Saiba se o novo queridinho fitness pode ser praticado

por iniciantes / Foto Shutterstock

O HIIT pode ser aplicado para as alunas iniciantes?

É muito difícil que quem esteja começando – ou seja, que apresenta pouca capacidade respiratória – consiga alcançar níveis de esforço suficientes para um HIIT, propriamente dito, sem passar mal. O ideal é fazer um trabalho progressivo, mesmo que intermitente [oscilando níveis de esforço], para que a pessoa ganhe condicionamento físico sufi ciente e possa realizar o treinamento de alta intensidade de forma adequada.

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*Eduardo Magalhães

Em excesso, o sódio pode causar alguns problemas para

a saúde / Foto Shutterstock

Quais são os riscos do consumo de sódio para o corpo? 

Ele é um mineral fundamental ao organismo. O problema é o excesso, que pode levar à sobrecarga dos rins, hipertensão e riscos ao coração. Isso costuma ocorrer não pelo excesso de sal, mas, sim, quando temos uma alimentação rica em alimentos processados como presunto, mortadela, salsicha, enlatados e defumados, e temperos prontos como ketchup, maionese, shoyu, caldos de galinha, sopas instantâneas,  etc.

Uma alimentação mais natural, à base de frutas, legumes, grãos integrais,  gorduras boas e carnes magras, dificilmente levará ao excesso desse mineral,  mesmo consumindo sal integral (marinho ou rosa do Himalaya), sem exageros, até 5 g/dia (o equivalente a 2 g de sódio), em suas refeições.

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*Por Patricia Davidson Haiat

Quando a flora está desequilibrada, há necessidade de

consumir novos micro-organismos benfeitores ao corpo

Foto Shutterstock

Como podemos alterar a flora intestinal para perder peso?

Pequenas mudanças nos hábitos alimentares e no estilo de vida contribuem para a composição da flora, gerando um ambiente propício para o desenvolvimento de bactérias intestinais mais saudáveis, resultando na eliminação dos quilos extras. Porém quando o desequilíbrio já está presente, há a necessidade de reintroduzir novos micro-organismos benfeitores ao corpo, geralmente encontrados em probióticos.

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*Por Eduardo Magalhães

Consumo de bebidas alcoólicas prejudica o desempenho

de pessoas que treinam / Foto Shutterstock

Quais os perigos do álcool para quem pratica atividade física?

Vai variar de acordo com sexo, idade e sensibilidade de cada um. Mas se o consumo for casual e moderado, isto é, até duas doses (duas latas de cerveja ou duas taças de vinho), de maneira geral, não há problema, contanto que não seja no dia do exercício ou, nos casos dos mais intensos ou de precisão, nas últimas 72 horas. O consumo de álcool prejudica o desempenho do atleta por diminuir o tempo de reação, equilíbrio, força, velocidade, capacidade muscular e respiratória. Além disso, pode levar à desidratação e perda de eletrólitos, facilitando o risco de arritmia cardíaca; ou ainda causar hipoglicemia, aumentando o catabolismo muscular, com eliminação de potássio, o que favorece riscos cardíacos. 

Vale ressaltar que os efeitos prejudiciais do álcool costumam ser piores nos sedentários do que nos praticantes de atividade física, conforme evidências científicas. Portanto, a desculpa de não se exercitar por gostar de beber não vale.

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*Por Chico Salgado

As caminhadas dificilmente vão ajudar a engrossar

as pernas / Foto Shutterstock

Caminhar ajuda a engrossar as pernas?

Dificilmente. Para a maioria das pessoas, essa é uma atividade normal. Mesmo que seja feita de forma contínua e ritmada, só vai acontecer a hipertrofia para quem for extremamente sedentária e, mesmo assim, em um grau muito pequeno. Claro que caminhadas em terrenos inclinados ou na areia podem tonificar as pernas e as panturrilhas, mas, geralmente, em pessoas que estão iniciando na prática.

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*Por Patricia Davidson Haiat

Prefira sempre o atum conservado em óleo

Foto Shutterstock

Atum em lata faz bem?

Ele não figura entre as opções mais recomendadas pelos nutricionistas, já que o alumínio presente nos enlatados é tóxico para o organismo. Apesar disso, o peixe de latinha pode ser uma boa opção para quem quer fazer um lanche rápido. 

Prefira sempre o conservado em óleo, afinal, o líquido atua como uma espécie de filtro de contaminantes, evitando que micro-organismos malfeitores se alojem no atum.

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*Por Patricia Davidson Haiat

Apostar em saladas é sempre uma boa escolha ao

comer fora / Foto Shutterstock

Como manter uma alimentação saudável quando as amigas vivem querendo sair para comer?

Sair e fazer escolhas saudáveis nos restaurantes é possível, sim.  Quando sentar-se à mesa, dispense a entrada com pãezinhos. E quando for partir para o prato principal, prefira uma salada, um ceviche, um guacamole ou uma caponata de legumes. Se você estiver em uma lanchonete, peça por uma omelete ou uma saladinha rápida, com atum ou frango. Outra dica é fazer um lanche antes de sair de casa. Assim você chega ao restaurante com menos fome – experimente preparar um ovo mexido ou se deliciar com uma porção de oleaginosas.

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*Por Chico Salgado

O agachamento recruta a musculatura do corpo todo

Foto Shutterstock

Agachamento ou leg press: qual é o mais eficaz?

Ambos são ótimos para desenvolver pernas fortes e trabalhar os membros inferiores, tanto os quadríceps quanto os posteriores de coxa. Acredito que o agachamento seja mais completo, já que recruta a musculatura do corpo todo e permite aumentar a amplitude do movimento. O leg press, por outro lado, nos permite executar o exercício com cargas maiores com mais segurança. 

Os dois podem ser usados em conjunto no programa de treinamento, porém é indispensável que este seja feito por um profissional qualificado, para adaptá-lo às necessidades de cada aluna.

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*Por Eduardo Magalhães

80% dos casos de diabetes e das doenças cardiovasculares

têm como causa a obesidade / Foto Shutterstock

É possível uma pessoa, mesmo sendo obesa, ser saudável?

Mesmo apresentando taxas de colesterol, triglicerídeos e glicemia normais, o acúmulo de gordura tem relação direta com todos os tipos de câncer, por elevar a enzima aromatase, que aumenta a produção de estrógeno no tecido adiposo da mama e favorece o surgimento deste câncer. Portanto, quanto mais tecido adiposo, mais carcinógenos. 

Além disso, 80% dos casos de diabetes e das doenças cardiovasculares têm como causa a obesidade. Para prevenir o problema, vale cultivar bons hábitos, como exercícios regulares, alimentação e hidratação adequadas, sono reparador, controle do estresse e ter relacionamentos sadios.

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Veja a opinião do personal e colunista da Corpo,

Chico Salgado / Foto Shutterstock

Para realizar exercícios que gerem instabilidade, como os praticados no treinamento funcional, é melhor descalça?

Não acho que o tênis atrapalhe nesse tipo de movimento. Entretanto, o calçado deve ser adequado para a prática e respeitar o formato do seu pé. Alguns exercícios com o intuito de fortalecer as articulações, como as do tornozelo, por exemplo, podem ser feitos descalça. Mas isso depende do trabalho e, também, do profissional que está prescrevendo tal treino.

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*Por Eduardo Magalhães

Refeições coloridas, com frutas e legumes, fazem bem

para a imunidade / Foto Shutterstock

É viável aumentar a imunidade do organismo pela alimentação?

Sim. Alimentos ricos em ferro, vitamina C, zinco e antioxidantes fortalecem a imunidade. Refeições coloridas, com frutas e legumes como uva, maçã, coco, abacate, salsão, couve, brócolis, tomate, cenoura, chicória (rica em inulina, fibra excelente para imunidade) são um verdadeiro exército de defesa. O inhame, além de ser rico em zinco, ajuda a fortalecer os gânglios linfáticos, aumentando as defesas; aveia e cogumelos reishi, shiitake e maitake também aumentam a imunidade, pois são ricos em betaglucanos, polissacarídeos com ação imunoestimulante. 
Experimente um suco matinal com esta receita: 1 maçã, ramos de manjericão,  suco de 1 limão ou 1 tangerina e raspas da casca, uma ponta de inhame cru, 2 folhas de couve, uma lasca  (de 2 cm) de gengibre. 
Destaco ainda uma tropa de elite: kefir, clorela, óleo de coco e ginseng brasileiro.  Farinha (e derivados) e açúcar acabam com a imunidade.


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