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*Por Chico Salgado

É comum o treino gerar algum tipo de dor "saudável"

Foto Shutterstock

Posso treinar mesmo se estiver sentindo dor?

A malhação costuma gerar algum tipo de dor “saudável”. Esse desconforto momentâneo é decorrente da inflamação gerada pelo treino, que tem como objetivo recuperar a musculatura e gerar a adaptação que queremos. Toda vez que a dor aparece é pelo processo inflamatório e, por isso, ela deve ser respeitada. 

Existem também as provenientes de algum tipo de lesão, muscular ou articular. Estas devem ser acompanhadas por um médico ou um fisioterapeuta, pois podem se agravar com o treino e se tornar crônicas, atrapalhando a rotina de exercícios da aluna.

*Chico Salgado é Personal Fighter e líder de uma das equipes mais disputadas do Brasil, a Chico Salgado Team. Treina famosas como Sabrina Sato, Grazi Massafera, Carolina Dieckmann, Bruna Marquezine e Giovanna Ewbank.

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*Por Eduardo Magalhães

O óleo essencial de hortelã pimenta ajuda a diminuir

o incômodo da dor de cabeça / Foto Shutterstock

Existe uma automassagem para aliviar dor de cabeça?

Tem, sim, e é bem simples de fazer. Com um pouco de óleo essencial de hortelã pimenta (também conhecido como Mentha piperita) na ponta dos dedos indicadores, massageie as têmporas em sentido horário, lentamente e colocando uma pressão suave, por um ou dois minutos. 

Aproveite para respirar profunda e calmamente nesse momento. A técnica é tiro e queda para aliviar dores de cabeça – inclusive quadros de enxaqueca – e acalmar estados nervosos.

*Eduardo Magalhães é nutrólogo e especialista em Medicina Preventiva e Integrativa. Todo mês, ele responde perguntas das leitoras em sua coluna. 

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A edição 333 da revista CORPO A CORPO publicou em sua seção “+ Bonita” a nota intitulada  “Rosto mais magro em 3,2,1...” e causou perplexidade à Odontologia a afirmação de que dentistas não podem atuar no procedimento conhecido como bichectomia. Portanto, cabe aqui algumas ressalvas quanto ao profissional apto a realizar esta técnica.

A bichectomia é uma cirurgia destinada à remoção da Bola de Bichat, o que significa que é retirada a bola de gordura encontrada junto a  mucosa jugal, bochechas e região do aparelho mastigatório. E tem indicações que devem ser precisas e respeitadas, como evitar lesão em tecidos moles, bochecha e, garantir o  ganho da harmonia facial com contorno mais suave do rosto.

O procedimento consiste em uma incisão na boca, área de atuação da Odontologia, com o paciente anestesiado. E o cirurgião dentista é o profissional que estuda e se dedica ao aparelho mastigatório durante toda sua formação de graduação e pós-graduação, realizando procedimentos cirúrgicos de alta complexidade como, por exemplo, cirurgia ortognática. Além disso, este profissional realiza o maior número de  anestesias na boca, tornando-se apto, com toda competência e conhecimento científico, a realizar procedimentos em toda região da face.

De acordo com a Lei 5.081 de 24 de agosto de 1.966, que rege a Odontologia no seu artigo 6, "compete ao cirurgião dentista praticar todas os atos pertinentes a Odontologia adquiridos durante sua formação...". E cito ainda a resolução CFO 100/2.010 que estabelece os critérios para realização de cirurgias no campo do aparelho mastigatório, área de atuação da Odontologia. Hoje, a resolução 176/2.016 também estabelece a atuação do cirurgião dentista na Harmonização da Face.

Em resumo, e diante do exposto, o cirurgião dentista é um profissional apto e preparado para realizar a bichectomia devido ao seu conhecimento técnico, cientifico, preparo e legislação vigente. 

 

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*Por Chico Salgado

A musculação, aliada à uma alimentação equilibrada, ajuda a definir os músculos e diminuir

a gordura corporal / Foto Shutterstock 

Estou uns 10 kg acima do peso e faço musculação. Vou conseguir ficar definida?

Conseguir definição muscular é aliar baixo índice de gordura corporal e musculatura bem desenvolvida. Não há dúvida de que a musculação é uma das melhores atividades para alcançar esses dois objetivos, mas, sozinha, dificilmente vai fazer você perder os quilos extras para que os músculos possam aparecer. Tão importante quanto se exercitar é seguir uma alimentação equilibrada.

É importante também apostar em estímulo aeróbico para estimular a queima de gordura, e ele pode vir de modalidades como corrida ou caminhada ou do próprio treino de musculação feito de forma intervalada. Converse com seu professor da academia para que ela faça a adaptação necessária.

*Chico Salgado é Personal Fighter e líder de uma das equipes mais disputadas do Brasil, a Chico Salgado Team. Treina famosas como Sabrina Sato, Grazi Massafera, Carolina Dieckmann, Bruna Marquezine e Giovanna Ewbank.

 

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*Por Chico Salgado

É possível aumentar a intensidade da caminhada de outras

formas, sem usar a caneleira / Foto Shutterstock

Tudo bem caminhar usando caneleiras para aumentar o esforço?

Não é algo que recomendo porque, além de ficar desconfortável, o exercício pode interferir no padrão de movimento e render alguma lesão. 

Se o objetivo é aumentar a intensidade, uma ideia é escolher um percurso com ladeiras ou, se estiver na esteira, ajustar a inclinação do aparelho para simular uma subida. Outro caminho é evoluir da caminhada à corrida, começando de forma progressiva, é claro.

*Chico Salgado é Personal Fighter e líder de uma das equipes mais disputadas do Brasil, a Chico Salgado Team. Treina famosas como Sabrina Sato, Grazi Massafera, Carolina Dieckmann, Bruna Marquezine e Giovanna Ewbank.

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*Por Patricia Davidson Haiat

Veja quais vitaminas dos alimentos ajudam a manter

o cabelo saudável /  Foto Shutterstock

A alimentação pode interferir na queda de cabelo?

Sim. Para os fios nascerem fortes e saudáveis, eles precisam de algumas vitaminas e minerais, como zinco, biotina, vitaminas A e do complexo B. É possível conseguir doses suficientes desses nutrientes por meio de uma alimentação variada, que contenha carne vermelha, vegetais verde-escuros (espinafre, couve, brócolis) e alaranjados (cenoura, abóbora, mamão) e frutas vermelhas.

*Patricia Davidson Haiat é nutricionista funcional e coautora de livros como Nutrição Clínica Funcional: dos princípios à prática clínica. Tem entre suas principais clientes Bruna Marquezine, Paolla Oliveira, Giovana Antonelli, Sabrina Sato, Mariana Rios e Sheron Menezzes.

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*Por Chico Salgado

O kettlebell pode ser usado como carga nas

séries de funcional / Foto Shutterstock

Como dá para incluir o kettlebell no meu treino?

Ele pode ser utilizado como carga nas séries de funcional, porém gerando dificuldade maior do que quando você usa halteres. Isso porque o peso do kettlebell fica todo concentrado na bola presa à alça (e não distribuído nas duas extremidades, como nos pesinhos tradicionais), o que gera instabilidade e exige que você acione mais músculos para manter o corpo estável e execute os exercícios corretamente. 

Tente empregá-lo para realizar o balanço (swing), agachamento, stiff, levantamentos e desenvolvimento de ombros.

*Chico Salgado é Personal Fighter e líder de uma das equipes mais disputadas do Brasil, a Chico Salgado Team. Treina famosas como Sabrina Sato, Grazi Massafera, Carolina Dieckmann, Bruna Marquezine e Giovanna Ewbank.

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*Por Patricia Davidson Haiat

Omelete pode ser uma boa escolha para comer após

a balada / Foto Shutterstock

O que posso comer ao chegar tarde da balada, mas que não prejudique o sono?

Você pode investir em alimentos que garantam saciedade sem pesar no estômago e ajudem no processo de detoxificação do organismo – bem-vindo se o programa incluiu excesso de bebida alcóolica, certo? De quebra, você dorme melhor. 

Boas ideias: faça um suco verde com couve, maçã, kiwi e limão ou coma um pedaço de coco fresco ou, ainda, um punhado de castanhas e frutas secas (damasco, ameixa, uva-passa). Se estiver com um pouco mais de disposição, prepare uma refeição rápida com ovo (mexido, cozido ou omelete) e vegetais. 

*Patricia Davidson Haiat é nutricionista funcional e coautora de livros como Nutrição Clínica Funcional: dos princípios à prática clínica. Tem entre suas principais clientes Bruna Marquezine, Paolla Oliveira, Giovana Antonelli, Sabrina Sato, Mariana Rios e Sheron Menezzes.

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*Por Chico Salgado

A aula de boxe deve ser periodizada em volume e intensidade

Foto Shutterstock

Posso praticar boxe todos os dias?

Sim! Mas, assim como qualquer outro tipo de treinamento, as sessões de luta devem ser periodizadas em volume e intensidade para não acabarem sobrecarregando o corpo. 

Não é aconselhável treinar sparring (simulação de combate) todos os dias, por exemplo. Os treinos devem ser alternados entre pesados e leves ao longo da semana e o limite de cada aluno deve ser respeitado para, assim, evitar lesões e garantir longevidade na prática.

*Chico Salgado é Personal Fighter e líder de uma das equipes mais disputadas do Brasil, a Chico Salgado Team. Treina famosas como Sabrina Sato, Grazi Massafera, Carolina Dieckmann, Bruna Marquezine e Giovanna Ewbank.

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*Por Patricia Davidson Haiat

Consumidos em excesso, os isotônicos podem acabar contribuindo para o ganho de peso

Foto Shutterstock

Posso tomar isotônico todo dia no pós-treino?

Bebidas esportivas são indicadas para quem pratica atividade física intensa e transpira bastante, pois a finalidade é hidratar, repor a energia e os minerais eliminados pelo suor. Como eles contêm muito açúcar, o perigo do exagero (e da ingestão sem necessidade) é acabar engordando, já que o açúcar tende a ser estocado na forma de gordura.

*Patricia Davidson Haiat é nutricionista funcional e coautora de livros como Nutrição Clínica Funcional: dos princípios à prática clínica. Tem entre suas principais clientes Bruna Marquezine, Paolla Oliveira, Giovana Antonelli, Sabrina Sato, Mariana Rios e Sheron Menezzes.

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*Por Eduardo Magalhães

A causa mais comum de cálculo renal é o desequilíbrio entre os sais oxalato (em excesso)

e citrato (em falta) / Foto Shutterstock

O que faz surgir pedra no rim? Dá para evitar mudando a alimentação?

A causa mais comum de cálculo renal é o desequilíbrio entre os sais oxalato (em excesso) e citrato (em falta). A saída é evitar alimentos e bebidas ricos em oxalato (como chá mate, aspargo, beterraba, pimentão verde, tomate e espinafre) e diminuir o consumo de sal refinado, cafeína e fontes de proteína animal. Em contrapartida, aumente a ingestão de fontes de citrato, como frutas cítricas (com exceção da laranja, que aumenta o ácido úrico e pode precipitar o aparecimento das pedras) e chá verde. 

Fontes de cálcio (brócolis, gergelim e sardinha) e potássio (água de coco, melão e inhame) também são aliadas. Mas a medida mais importante e fácil de seguir no dia a dia: beber bastante água – pelo menos 2 litros por dia.

*Eduardo Magalhães é nutrólogo e especialista em Medicina Preventiva e Integrativa. Todo mês, ele responde perguntas das leitoras em sua coluna. 

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*Por Eduardo Magalhães

Antes das refeições, o consumo de líquidos quentes melhora

a produção do suco gástrico necessário à boa digestão

Foto Shutterstock

Por que meu intestino solta quando tomo bebidas quentes?

De fato, isso pode ocorrer com algumas pessoas porque o líquido aquecido estimula o sistema nervoso parassimpático, o que aumenta o relaxamento intestinal e melhora seu trânsito. A ingestão de bebidas quentes – café, chá ou mesmo água pura –, de preferência de manhã, favorece a eliminação de toxinas pelo organismo, principalmente pela evacuação.

Antes das refeições, o consumo de líquidos quentes melhora a produção do suco gástrico necessário à boa digestão.

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*Por Patricia Davidson Haiat

A chia em sementes é boa de usar em preparações

que precisem ganhar consistência, como shakes,

smoothies e bolos / Foto Shutterstock

O que é melhor: chia em sementes ou na forma de farinha?

A chia em sementes é boa de usar em preparações que precisem ganhar consistência, como shakes, smoothies e bolos – nesses casos, a goma que se forma ao hidratar a chia é que confere textura, podendo até substituir o ovo. 

A farinha de chia pode ser usada para empanar alimentos, em vez da farinha branca, e ser batida com frutas.O rompimento da casca das sementes durante o processamento para produção da farinha leva à exposição dos ácidos graxos ômega 3, que podem sofrer oxidação e, com isso, perda nutricional .

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*Por Eduardo Magalhães

Pela manhã, evite o consumo de carboidratos de índice glicêmico moderado a alto,

como o açúcar / Foto Shutterstock

Faz mal comer doce no café da manhã?

Seu interesse é perder gordura, diminuir a celulite e flacidez, e envelhecer com saúde? Então faz mal, sim. Pela manhã, evite o consumo de carboidratos de índice glicêmico moderado a alto, como o açúcar (além de pão branco e milho, entre outros alimentos) para não aumentar a inflamação e os já elevados níveis de radicais livres no organismo nesse horário. 

Troque-os por fontes de gordura boa e fitoquímicos, como abacate, sementes de abóbora, chia, óleo de coco, chá verde, frutas vermelhas, maçã verde, além de ovos e carboidratos complexos, como inhame e a batata-doce.

*Eduardo Magalhães é nutrólogo e especialista em Medicina Preventiva e Integrativa. Todo mês, ele responde perguntas das leitoras em sua coluna. 

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*Por Chico Salgado

A aula de localizada é indicada para iniciantes e pessoas que não têm motivação para malhar

Foto Shutterstock

Aula de localizada ajuda a ganhar músculo? 

 As sessões coletivas são boas apostas para iniciantes e para quem não tem motivação para malhar sozinha. Por outro lado, com o tempo, é possível que o corpo se acostume com o tipo de estímulo, os movimentos e as cargas e acabe deixando de evoluir – ou seja, de ganhar músculo. Por isso, também é importante realizar treinos individualizados e, assim, conseguir benefícios mais expressivos.

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*Por Patricia Davidson Haiat

Saiba como estes compostos podem causar ou piorar

a acne / Foto Shutterstock

É verdade que comer muito carboidrato e laticínios dá acne?

Carboidratos e lácteos são fontes de açúcar, que, em excesso no organismo, levam a um processo chamado glicação – em que uma molécula de açúcar se liga a uma proteína, formando os AGES (produtos finais da glicação avançada). Esse composto impede que as proteínas atuem em suas devidas funções, como a regeneração da pele, podendo causar ou piorar a acne. Além disso, trata-se de alimentos que estimulam a liberação de insulina, hormônio que, em alta concentração no corpo, interfere no metabolismo e também favorece o aparecimento de espinhas.

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*Por Chico Salgado

Conheça os benefícios do treino para flexibilidade

Foto Shutterstock

Por que é importante treinar a flexibilidade?

Porque ela garante uma boa execução de diversos movimentos que você provavelmente faz na musculação e no funcional, como agachamento e desenvolvimento, por exemplo. Nesses casos, se o quadril ou o ombro é pouco flexível, isso pode prejudicar a qualidade do treino e levar a lesão nas articulações.

Se você tem pouca elasticidade, peça ao seu professor para indicar exercícios para flexibilidade. Se é flexível, o próprio treino deve ajudar a preservar essa qualidade.

*Chico Salgado é Personal Fighter e líder de uma das equipes mais disputadas do Brasil, a Chico Salgado Team. Treina famosas como Sabrina Sato, Grazi Massafera, Carolina Dieckmann, Bruna Marquezine e Giovanna Ewbank.

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*Por Eduardo Magalhães

A mistura de energético com álcool pode resultar em

problemas cardíacos ou até morte súbita / Foto Shutterstock

É perigoso misturar energético com álcool?

É muito perigoso. A taurina, um aminoácido presente nesse tipo de bebida, tem ação ansiolítica (tranquilizante) quando em doses baixas. Porém, em alta concentração, como nos energéticos, possui ação estimulante. Somada ao efeito de outras substâncias excitantes, como cafeína e álcool, pode resultar em problemas cardíacos e mesmo em morte súbita. Pior: o sabor adocicado e agradável dessas bebidas mascara o gosto do álcool, o que acaba incentivando o consumo em quantidades maiores e, de quebra, aumenta o perigo de dependência.

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*Por Chico Salgado

Veja quantos dias por semana é necessário repousar dos abdominais

Foto Shutterstock

Posso fazer abdominal todo dia?

A região do abdômen é composta por músculos bem resistentes, que precisam de treinos intensos e muitas repetições para se desenvolverem. Mas descansá-los também é importante pois, assim como qualquer outra musculatura, é nessa folga que os resultados dos exercícios se consolidam.  Para ter uma barriga legal, treine três vezes na semana em dias alternados (segunda, quarta e sexta, por exemplo).

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*Por Chico Salgado

Aprenda a eliminar o culote de uma vez!

Foto Shutterstock

Dá para eliminar o culote com exercícios?

Essa é uma região em que as mulheres tendem a acumular gordura e, infelizmente, é o último lugar onde o corpo vai preferir queimar os excessos – normalmente, perde-se primeiro nas costas, pescoço e abdômen para, depois, eliminar a gordura de glúteos e pernas. De qualquer maneira, o caminho para conseguir se livrar do culote é combinar alimentação equilibrada e exercícios, de preferência em alta intensidade (que vão estimular a queima de gordura) e de força para a parte inferior do corpo (que vão ajudar a tonificar a musculatura), como agachamento e abdução de coxas.

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*Por Eduardo Magalhães

Veja quais alimentos estão associados à azia

Foto Shutterstock

Por que alguns alimentos dão azia?

Essa sensação de queimação tem a ver com o pH do aparelho digestivo.  Nosso estômago tende a ser ácido e o intestino mais alcalino, e o alimento que consumimos passa de uma parte à outra no seu devido tempo através de um “portão” chamado piloro. Quando o piloro não abre como deveria, faz com que o alimento fique mais tempo no estômago, e assim, o ácido gástrico reflui para o esôfago, causando essa sensação ruim. Já ouviu aquele ditado “o que é doce à boca é amargo à digestão”? Açúcar, grãos refinados e amido geralmente estão associados à azia, além de frituras, refrigerante, café e situações em que se come demais.

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*Por Patricia Davidson Haiat

Consumir água ajuda o intestino a funcionar melhor e faz

uma espécie de faxina organismo / Foto Shutterstock

É verdade que beber água ajuda a emagrecer?

De certa forma, sim, pois quando você não se hidrata adequadamente, prejudica a metabolização de vários nutrientes importantes no processo de perda de peso. A ingestão ideal de água (cerca de 2 litros por dia) também colabora com a sensação de saciedade, freando o impulso de comer sem fome; ajuda o intestino a funcionar melhor e faz uma espécie de faxina organismo, pois favorece a eliminação de toxinas que provocam inchaço – muitas vezes, o aumento de peso mostrado na balança se deve à retenção de líquidos no corpo, e não ao acúmulo de gordura.

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*Por Patricia Davidson Haiat

Consumir em excesso a bebida pode trazer problemas à saúde

Foto Shutterstock 

Tomar muito chá verde faz mal?

Depende de cada pessoa. Como a bebida é estimulante, se você tem pressão arterial alterada, insônia ou doenças relacionadas ao coração, por exemplo, precisa ter cautela na hora de consumi-la. Nesses casos, não exceda uma xícara de chá por dia. Se não sofre com nenhum desses problemas, pode tomar até quatro xícaras por dia.

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*Por Patricia Davidson Haiat

Confira as dicas da nutricionista Patricia Davidson Haiat para

fazer um hambúrguer saudável / Foto Shutterstock

Amo hambúrguer. É possível fazer dele uma refeição saudável?

Sim, mas o hambúrguer tem que ser preparado em casa, com a garantia de não conter excesso de sal, gordura ou aditivos como corantes, aromas artificiais e estabilizantes químicos. São essas substâncias, adicionadas às carnes industrializadas que, acumuladas no organismo, levam a alterações hormonais, dificuldade para metabolizar nutrientes e desequilíbrios no intestino. 

Preste atenção também aos acompanhamentos do sanduíche: queijos magros, legumes fatiados e salada verde são os melhores – e podem até substituir o pão.

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*Por Chico Salgado

Chico Salgado indica iniciar os treinos de forma gradativa

Foto Shutterstock

Nunca malhei, mas quero começar. Posso fazer crossfit?

Como em toda atividade física, o certo é começar de forma gradativa, respeitando suas aptidões e limites físicos. Essa regra vale ainda mais para o crossfit, que envolve movimentos extremamente técnicos e treinos em alta intensidade. Com um bom profissional orientando uma progressão correta, é possível sim, iniciar sua rotina de exercícios com o método. Ainda assim, aconselho que você faça musculação como complemento para fortalecer as articulações e melhorar a execução e a segurança na prática do crossfit.

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*Por Eduardo Magalhães

A acupuntura melhora a circulação do corpo

Foto Shutterstock

Dá para emagrecer com acupuntura

Não diretamente. A técnica com agulhas melhora a circulação e ajuda na eliminação de toxinas pelo organismo e, por estimular o sistema nervoso simpático, acaba aumentando as substâncias que degradam os lipídeos (ou seja, ajudam a eliminar as gorduras). Mas calma, não pense que isso é suficiente para emagrecer

Seguir uma alimentação balanceada e exercitar-se regularmente, esses sim são hábitos essenciais quando se busca a perda de peso. Junte tudo isso à acupuntura e o objetivo será alcançado.

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