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*Por Chico Salgado



É normal os músculos tremerem depois do treinamento de força?

Quanto menos condicionada a pessoa estiver, mais trêmula a musculatura ficará. Isso se deve ao tônus muscular, que é a qualidade da contração. Com o tempo, mesmo cansado, o músculo tende a ficar mais estável depois do esforço. Mesmo assim, é normal sentir dificuldade para subir escadas, por exemplo, após um dia puxado de pernas na musculação, até para quem já está acostumada com a carga. Por isso, é importante sempre manter a malhação de forma progressiva, respeitando os limites físicos. Dessa forma, nenhuma função diária será comprometida.

*Chico Salgado é Personal Fighter e líder de uma das equipes mais disputadas do Brasil, a Chico Salgado Team. Treina famosas como Sabrina Sato, Grazi Massafera, Carolina Dieckmann, Bruna Marquezine e Giovanna Ewbank. 

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*Por Eduardo Magalhães

Qual é a quantidade diária ideal de café e os horários certos para consumi-lo?

A quantidade depende da versão e do horário em que for ingerido, além da individualidade de cada um. O solúvel é o pior, muito tóxico. As pessoas com mais sensibilidade não deveriam consumir mais de 100 mg ao dia (duas xícaras pequenas de expresso ou três de coado). Já as menos sensíveis conseguem tolerar até 4 vezes essa quantidade, segundo estudo da Mayo Clinic (organização americana de serviços e pesquisas hospitalares). 

O café orgânico em grãos tem ação antioxidante, que ajuda a prevenir Alzheimer e doenças hepáticas, além de aumentar os níveis de dopamina. Porém, acima de 100 mg ao dia, tende a hiperestimular a glândula suprarrenal, podendo piorar um quadro prévio de fadiga, que pode ter sido, em princípio, o gatilho para esse consumo aumentado. Ele deve ser tomado no máximo até às 16h, pois leva de seis a nove horas para ser eliminado; caso isso não aconteça, o sono tende a ser superficial e não reparador. E sempre o mais fresco possível, pois o café que fica na garrafa por mais de 30 minutos sofre oxidação, podendo levar a dor nas costas, nas articulações, cólica menstrual etc.

*Eduardo Magalhães é nutrólogo e especialista em Medicina Preventiva e Integrativa. Todo mês, ele responde perguntas das leitoras em sua coluna.

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*Por Patricia Davidson Haiat 

Qual tipo de iogurte é mais saudável?

A bebida láctea é uma boa fonte de proteína e pode ser uma ótima alternativa para o café da manhã ou lanches intermediários. Contudo, muitas opções oferecidas atualmente no mercado são cheias de açúcar, gordura, carboidrato, sódio, corantes e aromatizantes. Por isso, é importante estar atenta ao rótulo e optar por aquelas com ingredientes naturais e sem sabor.

*Patricia Davidson Haiat é nutricionista funcional e coautora de livros como Nutrição Clínica Funcional: dos princípios à prática clínica. Tem entre suas principais clientes Bruna Marquezine, Paolla Oliveira, Giovana Antonelli, Sabrina Sato, Mariana Rios e Sheron Menezzes.

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*Por Chico Salgado

Para quem vive estressada, é melhor correr antes ou depois do expediente?

Independentemente do horário, o ideal é que a prática de exercícios seja regular. No entanto, quando deixamos as coisas para serem feitas depois, a chance de não realizarmos — seja por cansaço, preguiça ou excesso de estresse — é bem maior. 

Então, a dica é, se houver possibilidade, começar o dia com a corrida. Assim, a pessoa se sente mais disposta, fisica e mentalmente, para enfrentar a rotina. Além disso, fica livre da atividade, o que pode gerar ansiedade no fim do dia para cumprir com mais essa “obrigação”.

*Chico Salgado é Personal Fighter e líder de uma das equipes mais disputadas do Brasil, a Chico Salgado Team. Treina famosas como Sabrina Sato, Grazi Massafera, Carolina Dieckmann, Bruna Marquezine e Giovanna Ewbank. 

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*Por Patricia Davidson Haiat



Por que a perda de peso começa a se estagnar depois de algumas semanas?

A perda de peso não ocorre sempre da mesma maneira. Normalmente, no início do processo de emagrecimento as pessoas tendem a perder mais peso por algumas razões. A primeira delas diz respeito à mudança na alimentação, que faz com que o corpo elimine líquidos retidos. Além disso  como no início a pessoa tem mais peso para perder, é normal que essa perda aconteça mais rapidamente.

Conforme a necessidade de perda torna-se menor, a velocidade tende a diminuir também. Para evitar que aconteça o chamado “efeito platô” é necessário que tanto o planejamento alimentar quanto a atividade física sejam constantemente modificados para que o corpo receba novos estímulos e se adapte.

*Patricia Davidson Haiat é nutricionista funcional e coautora de livros como Nutrição Clínica Funcional: dos princípios à prática clínica. Tem entre suas principais clientes Bruna Marquezine, Paolla Oliveira, Giovana Antonelli, Sabrina Sato, Mariana Rios e Sheron Menezzes.

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*Por Chico Salgado

É melhor não treinar quando acordo cansada?

Isso depende. Falo muito da consciência atlética, ou seja, de saber escutar o corpo, o que também envolve saber identificar o cansaço físico. Muitas vezes é a nossa mente que está cansada, e essa preguiça toma conta do corpo. Nesse caso, devemos nos superar e optar por treinar. 

Caso o cansaço seja físico mesmo – que pode até apresentar dores musculares –, aí o melhor é descansar ou conversar com o professor para que ele adapte o seu treino para uma sessão regenerativa.

*Chico Salgado é Personal Fighter e líder de uma das equipes mais disputadas do Brasil, a Chico Salgado Team. Treina famosas como Sabrina Sato, Grazi Massafera, Carolina Dieckmann, Bruna Marquezine e Giovanna Ewbank.

 

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*Por Patricia Davidson Haiat

Como posso controlar o colesterol?

É preciso reduzir o consumo de alimentos processados ricos em carboidratos simples e gorduras ruins — embutidos, frituras, doces, pães e massas — e aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibras — legumes, verduras e frutas — e gorduras boas — coco, abacate, azeite e oleaginosas. Ah, e claro, praticar atividade física também ajuda.

*Patricia Davidson Haiat é nutricionista funcional e coautora de livros como Nutrição Clínica Funcional: dos princípios à prática clínica. Tem entre suas principais clientes Bruna Marquezine, Paolla Oliveira, Giovana Antonelli, Sabrina Sato, Mariana Rios e Sheron Menezzes.

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*Por Patricia Davidson Haiat

Qual é a diferença entre prebióticos e probióticos?

Os prebióticos são fibras que promovem o desenvolvimento e crescimento de bactérias benéficas, as chamadas probióticas. As principais fibras prebióticas são a inulina — encontrada na cebola, no alho e na chicória — e os frutooligossacarídeos — encontrados na banana, na farinha, na biomassa de banana verde, no centeio e no tomate. 

Já os probióticos são as bactérias benéficas presentes no nosso intestino. Elas ajudam a regular a função intestinal, favorecendo a imunidade, a absorção de nutrientes e a melhora dos sintomas associados a constipação, diarreia e gases.

*Patricia Davidson Haiat é nutricionista funcional e coautora de livros como Nutrição Clínica Funcional: dos princípios à prática clínica. Tem entre suas principais clientes Bruna Marquezine, Paolla Oliveira, Giovana Antonelli, Sabrina Sato, Mariana Rios e Sheron Menezzes.

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*Por Chico Salgado

Quem começa a se exercitar pode ganhar peso?

Com certeza. Quando começamos a contrair os músculos nos exercícios, eles passam a ganhar volume, retendo mais líquidos dentro deles.  Isso, consequentemente, pode elevar o peso. Além disso, a pessoa aumenta a massa muscular – músculos são mais densos do que o tecido gorduroso –, o que contribui para que os ponteiros da balança subam em médio e longo prazo.

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*Por Eduardo Magalhães



É verdade que omeprazol faz muito mal à saúde?

Sim, bastante. Ele pode ser útil para algumas situações de doença, como úlceras pépticas e síndrome do intestino curto, mas é sempre muito ofensivo à nossa saúde, pois vai de encontro à fisiologia do sistema digestório. 

Explico: para que nossa digestão ocorra de forma eficiente, com absorção de nutrientes e adequada eliminação de dejetos, é preciso haver um pH estomacal baixo, em torno de 2. Quando tomamos um inibidor de bomba (desses “prazóis”), o pH pode chegar a 7, havendo uma “paralização” do trato digestivo como um todo.  O alimento não é quebrado como deveria no estômago, demora a passar para o intestino, aumentando a fermentação e a tendência a refluir. A bile que não é devidamente liberada pode precipitar-se na vesícula, levando à formação de cálculos. O alimento mal digerido que chega ao intestino favorece o surgimento de disbiose, um distúrbio por trás de inúmeros problemas de saúde, como infecção urinária, candidíase, gastrite, rinite, depressão, insônia, doenças autoimunes, acúmulo de gordura etc. É preciso agir na origem do problema (geralmente estresse e maus hábitos de vida) em vez de querer apenas silenciar os sintomas.

*Eduardo Magalhães é nutrólogo e especialista em Medicina Preventiva e Integrativa. Todo mês, ele responde perguntas das leitoras em sua coluna.

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*Por Eduardo Magalhães

Dá para prevenir ou reduzir a celulite com alimentação?

Sem dúvida alguma. As principais causas para o surgimento dos indesejados furinhos são estresse, distúrbios hormonais e o que consumimos. Uma alimentação adequada pode não resolver 100% do problema, caso os demais fatores estejam fortemente presentes, mas ajudará sobremaneira a diminuir a retenção e suavizar o aspecto da pele. 

Os piores alimentos são os açúcares e o sal refinados, os farináceos e café em excesso. Pouca ingestão de água agrava o quadro. Os aliados são os alimentos ricos em colágeno, como frutas vermelhas e cítricas, aveia, oleaginosas, ovo caipira, além de cacau orgânico, sementes de chia e linhaça, chás como o chá-verde, espinheira-santa, cavalinha e carqueja e, claro, bastante água.

*Eduardo Magalhães é nutrólogo e especialista em Medicina Preventiva e Integrativa. Todo mês, ele responde perguntas das leitoras em sua coluna. 

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*Por Patricia Davidson Haiat

Chá detox realmente auxilia no emagrecimento?

Ele recebe esse nome por seu poder de eliminar toxinas indesejáveis e estimular o bom funcionamento do organismo. Normalmente, esses chás possuem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antibacterianas e antifúngicas, que ajudam o corpo a funcionar de uma maneira mais eficiente, auxiliando, também, no controle de peso. Mas vale lembrar que, para que ocorra o emagrecimento, é necessário, além do consumo dos chás, um planejamento alimentar complementar feito por um profissional capacitado para isso.

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*Por Chico Salgado



Dá para tonificar pernas e glúteos pulando corda?

O exercício com esse tipo de acessório não exerce um trabalho tão significativo nas pernas e nos glúteos. Ele é mais eficaz para as panturrilhas. Entretanto, sempre há a possibilidade de mesclar os pulos na corda com agachamento, afundo, avanço e até caminhar agachada, como gosto de propor em meus treinamentos. O importante é adequar a malhação às suas necessidades.

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*Por Eduardo Magalhães

Antibióticos perdem o efeito se os horários não forem seguidos à risca?

Pode acontecer. É importante tomá-los conforme a prescrição médica, pois alguns antibióticos podem ter sua absorção prejudicada se ingerido junto às refeições. Outros devem ser consumidos justamente depois de comer, para não agredirem a mucosa gástrica.

Existem ainda os que têm uma meia-vida curta e que devem ser tomados algumas vezes ao dia para gerar uma resposta eficiente em vez de acabar “fortalecendo” as bactérias do organismo.

Toda vez que um antibiótico é mal administrado, seja por falta de necessidade (automedicação, por exemplo) ou posologia errada, pode ocorrer resistência bacteriana, uma situação extremamente perigosa para a saúde.

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*Por Patricia Davidson Haiat



Posso cortar o glúten da dieta mesmo que eu não seja intolerante a ele?

Ele nada mais é que uma proteína presente em cereais, como o trigo, o centeio e a cevada, e dá para cortá-lo do cardápio, sim, afinal o glúten desencadeia uma reação do sistema imunológico que aciona células de defesa para atacar diversos pontos do nosso organismo, comprometendo uma série de processos e regiões, como a digestão, o funcionamento intestinal , o metabolismo, a tireoide, as articulações e a saúde da pele.

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*Por Eduardo Magalhães



Quais alimentos devem ser evitados por quem tem acne?

Ela é uma doença multifatorial. Pode ter relação com metais tóxicos, distúrbios hormonais, deficiência de algumas vitaminas e minerais, como o zinco, o cromo, as vitaminas A, E, B3 e o ácido fólico, mas sua base está em um distúrbio inflamatório. 

Os alimentos que mais causam inflamações são: leite e derivados, glúten, soja, os ricos em gorduras trans (bolachas, biscoitos, sorvetes, margarina, óleo de canola etc.), açúcar e sal refinados, embutidos e os ricos em ômega-6 (peito de peru, frango de granja, fast-food e peixes de cativeiro, como tilápia e salmão).

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*Por Eduardo Magalhães



É possível baixar a pressão arterial de maneira natural?

Sem dúvida alguma, sendo até mais importante que o uso de medicamentos. Dá para controlar a pressão adotando melhores hábitos de vida, que incluem exercícios físicos adequados, alimentação saudável (sem alimentos inflamatórios, como os mencionados na resposta à pergunta 3), manutenção do peso, além da correção de deficiências nutricionais que causam o aumento da pressão. 

O ideal é que esse processo seja determinado com orientação médica. Tanto a vitamina D como o magnésio têm um efeito importante na regulação da pressão e devem ser devidamente suplementados. 

Um estudo mostrou que tomar um copo e meio de suco de romã ao dia ajuda a baixar a pressão sistólica em torno de 5%. Alimentos como alho, espinafre, pepino, chuchu, chá-verde, óleo de coco, geleia real e suco de beterraba (500 ml de suco ao dia) também ajudam bastante. E, claro, aprender a administrar melhor o estresse e as emoções negativas, como a raiva, por exemplo.

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*Por Chico Salgado

Malhar no frio queima mais calorias?

Não. O nosso corpo perde a capacidade de gastar a mesma quantidade de calorias com o decorrer do tempo de treino. Sendo assim, logo que o nosso corpo regula a temperatura, ele adapta o gasto calórico. Pode até ser que a pessoa gaste mais energia no começo para esquentar o corpo para o esforço, mas isso é compensado depois.

É preciso lembrar, sempre, que gasto calórico não quer dizer emagrecimento. Então, utilizar a temperatura do ambiente com esse pretexto não adianta.

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*Por Patricia Davidson Haiat



O corpo absorve mais calorias em alguma refeição específica do dia?

Não. O que acontece é um equilíbrio entre o que é absorvido, o que é gasto e o que é armazenado ao longo do dia. O mais importante é tentar entender se o que você está consumindo está sendo gasto — com algum tipo de atividade física, por exemplo — ou somente armazenado, levando ao aumento de gordura corporal. Caso a resposta seja a segunda opção, não tem ponteiro de balança que aguente se manter firme.

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*Por Chico Salgado

Alongar antes da musculação prejudica a hipertrofia?

Alguns estudos mostram que realizar uma sessão de alongamento pré-treino pode ser prejudicial à capacidade de gerar força e, consequentemente, atrapalhar nos resultados. Se for alongar antes ou depois do treino de musculação, execute movimentos leves, apenas para “soltar” a musculatura. Nada de focar na flexibilidade, pois, ao tentar chegar à sua amplitude máxima, o risco de lesões aumenta. Deixe o alongamento com esse propósito para outro dia.

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*Por Patricia Davidson Haiat



Apostar no adoçante faz mal?

Faz. Aliás, ele pode engordar até mais do que o açúcar. O processo funciona assim: após a ingestão do adoçante, nosso cérebro se prepara metabolicamente da mesma forma que se prepararia se tivéssemos consumido um alimento rico em açúcar, sobrecarregando o corpo e nos estimulando a consumir ainda mais calorias.

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*Por Patricia Davidson Haiat



Existe alguma dieta radical que não faça tão mal à saúde?

Nenhuma dieta radical traz benefícios para o organismo. Cada indivíduo é diferente, então a dieta correta para o bom funcionamento do organismo pode variar de pessoa para pessoa.  Mas, ao seguir uma alimentação balanceada e variada, que cubra todos os grupos alimentares e seja baixa em ingredientes não desejáveis, como gorduras saturadas e açúcar, você estará no caminho certo para um corpo saudável.

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Por Ana Paula Ferreira | Fotos Divulgação

O universo feminino não para de inovar e receber novidades! Por isso, todo mês, a CORPO vai te mostrar os produtos que já chegaram ou devem chegar em breve às prateleiras. Confira abaixo os lançamentos do mês de AGOSTO!

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*Por Chico Salgado



A crioterapia acelera a recuperação depois do treino de crossfit?

A aplicação do gelo pode sim ser utilizada após a aula com o objetivo de acelerar a recuperação, mas essa técnica não é comum nessa modalidade. Normalmente, ela é usada por jogadores de futebol que precisam estar com os músculos prontos para um novo treino no mesmo dia ou para um jogo. Minha dica é deixar essa técnica apenas para profissionais.

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*Por Eduardo Magalhães



O amálgama de mercúrio é nocivo?

Infelizmente sim. É assustador o número de pessoas que ainda carregam esse metal tóxico na boca, o que provavelmente se deve ao fato de os estudos de alerta, que apontam seus malefícios, serem relativamente recentes. Mas não são poucos, e muito menos desprezáveis.

O mercúrio tem afinidade com o sistema nervoso, tendo relação com o aumento dos casos de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), autismo e dislexia, além de favorecer disfunções na tireoide, fadiga crônica e problemas de arritmia. Uma das principais fontes de contaminação são as amálgamas, e cada vez que se escovam os dentes ou ao se expor a ambientes com rede wi-fi esse “veneno” é liberado no organismo.

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*Por Patricia Davidson Haiat



Dá para comer chocolate ao leite sem ganhar peso?

Dá, sim, porém é preciso levar algumas questões em consideração.  A primeira delas é suacomposição.  Por conter açúcares, gorduras trans e leite, esse tipo de chocolate aumenta a ansiedade e, consequentemente, a vontade de consumir mais doces

Outro ponto importante para se pensar é sua quantidade de cacau, que é baixíssima. Assim, ele acaba não trazendo nenhum benefício à saúde, diferentemente do meio amargo ou amargo. Por isso, consuma com moderação. E se tiver a oportunidade, escolha os que têm uma concentração de cacau acima de 50%.

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