Seja por intolerância ou indicação de nutricionista, muitas pessoas excluíram o glúten do cardápio. Mas será que os alimentos que não contém este ingrediente possuem mais calorias? Veja a explicação do nutrólogo e colunista da CORPO Eduardo Magalhães!

*Por Eduardo Magalhães

Alimentos sem glúten têm mais calorias?

Alguns sim. O fato de um alimento não conter glúten não significa que seja saudável ou que não engorde. Uma boa parte dos celíacos (pessoas com intolerância a esse alimento) tendem a ganhar gordura quando deixam de comer esse cereal, pois acabam exagerando nas farinhas de milho, arroz e mandioca. 

A escolha por uma dieta sem o ingrediente não deveria ser definida apenas pelas calorias, mas sim pelo efeito funcional, já que o glúten hoje em dia gera um estresse ao organismo, mais que os demais grãos. Porém, ao fazer essa opção, vale substituí-lo por alimentos com carga glicêmica mais baixa e menor potencial inflamatório, como as farinhas de quinoa e de grão-de-bico.

*Eduardo Magalhães é nutrólogo e especialista em Medicina Preventiva e Integrativa. Todo mês, ele responde perguntas das leitoras em sua coluna.

Mande suas dúvidas para perguntedrsaude@escala.com.br!

Quer conferir mais sobre saúde? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!