O colunista da CORPO Eduardo Magalhães explica quais são as razões que nos fazem bocejar muitas vezes e se isso significa que há algo de errado com a saúde

*Por Eduardo Magalhães

Saiba possíveis causas pelos quais você boceja muito

Foto Shutterstock

Ando bocejando demais. Pode ser sinal de algo errado no meu organismo?

Esse é um possível sinal de vários problemas. Pode ser pelo consumo excessivo de açúcar, por exemplo, presente nos grãos refinados, doces e sucos industrializados. Isso eleva o nível de insulina no sangue e leva a um quadro de hipoglicemia, o que estimula a vontade de bocejar. Outra causa, também pela alimentação ou digestão ruim, pode ser a produção de energia nas células, que não recebem nutrientes adequadamente. 

Há ainda, a possibilidade de se tratar de um quadro conhecido por fadiga adrenal, em que a glândula adrenal tem dificuldade de produzir níveis adequados do hormônio cortisol. Com isso, você fica irritada, fadigada e sonolenta. E, claro, não dá para esquecer que a sequência de bocejos pode significar que você está dormindo pouco – o ideal seria, pelo menos, sete horas de sono por noite.

*Eduardo Magalhães é nutrólogo e especialista em Medicina Preventiva e Integrativa. Todo mês, ele responde perguntas das leitoras em sua coluna. 

Mande suas dúvidas para perguntedrsaude@escala.com.br !

Quer tirar mais dúvidas sobre saúde? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!