Você já sabe que o chocolate amargo ou meio amargo sai na frente quando o assunto é benefício para a saúde. Descubra se esses tipos também são capazes de prevenir problemas cardíacos!

*Por Eduardo Magalhães



Chocolate amargo ou com mais de 70% de cacau previne problemas cardíacos?

São vários os estudos que apontam os benefícios do nutriente para a saúde cardiovascular, mostrandoredução da resistência à insulina e da pressão arterial, importantes parâmetros na prevenção de distúrbios do coração.

Isso se deve ao fato de o cacau possuir alto teor de flavonoides, compostos bioativos da classe dos polifenóis, com forte ação antioxidante e anti-inflamatória, que ajuda a reduzir a inflamação no interior dos vasos sanguíneos.

O cacau possui o maior potencial antioxidante dentre todas as frutas, de acordo com o índice ORAC (indicador mais eficaz sobre a capacidade antioxidante de um alimento), quando consumido cru. Porém, se processado ou submetido a altas temperaturas, perde boa parte de suas boas propriedades.Portanto, melhor que ingerir chocolates seria consumir o próprio cacau na forma de pó ou flocos. Mas se preferir os tabletes, que seja no mínimo os de 70% cacau e não mais que 30 g ao dia.

*Eduardo Magalhães é nutrólogo e especialista em Medicina Preventiva e Integrativa. Todo mês, ele responde perguntas das leitoras em sua coluna.

Mande suas dúvidas para perguntedrsaude@escala.com.br!

Quer saber mais curiosidades sobre saúde? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui