A alimentação tem grande efeito em nossa saúde, inclusive para a imunidade. Saiba como é possível aumentar as defesas do nosso organismo

*Por Eduardo Magalhães

Refeições coloridas, com frutas e legumes, fazem bem

para a imunidade / Foto Shutterstock

É viável aumentar a imunidade do organismo pela alimentação?

Sim. Alimentos ricos em ferro, vitamina C, zinco e antioxidantes fortalecem a imunidade. Refeições coloridas, com frutas e legumes como uva, maçã, coco, abacate, salsão, couve, brócolis, tomate, cenoura, chicória (rica em inulina, fibra excelente para imunidade) são um verdadeiro exército de defesa. O inhame, além de ser rico em zinco, ajuda a fortalecer os gânglios linfáticos, aumentando as defesas; aveia e cogumelos reishi, shiitake e maitake também aumentam a imunidade, pois são ricos em betaglucanos, polissacarídeos com ação imunoestimulante. 
Experimente um suco matinal com esta receita: 1 maçã, ramos de manjericão,  suco de 1 limão ou 1 tangerina e raspas da casca, uma ponta de inhame cru, 2 folhas de couve, uma lasca  (de 2 cm) de gengibre. 
Destaco ainda uma tropa de elite: kefir, clorela, óleo de coco e ginseng brasileiro.  Farinha (e derivados) e açúcar acabam com a imunidade.


*Eduardo Magalhães é nutrólogo e especialista em Medicina Preventiva e Integrativa. Todo mês, ele responde perguntas das leitoras em sua coluna. 

Mande suas dúvidas para perguntedrsaude@escala.com.br !

Quer saber mais sobre saúde? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!