Por: Carla Festucci

Conheça o blog Pergunte ao Especialista

a gordura localizada nas costas pode ocorrer por diversos motivos...

Excesso de peso, modificações hormonais, sedentarismo e até

fatores hereditários podem ocasionar as indesejáveis

gordurinhas nas costas

Foto: Danilo Borges

A gordura localizada nas costas (aquelas dobrinhas chatas) pode ocorrer por diversos fatores. Excesso de peso, modificações hormonais - que ocorrem principalmente na puberdade e após a gravidez - ou até a própria hereditariedade (pois a distribuição de gordura no corpo se dá através de fatores genéticos) podem ser alguns dos motivos para sofrer com essa dobrinha indesejada.

Além disso, essa gordurinha também é muito comum entre os sedentários, devido à má alimentação e a ausência de atividade física. "A melhor maneira de eliminá-la, além de realizar uma reeducação alimentar, comer menos e mais vezes ao dia - o que ajuda a liberar as reservas de gordura do corpo - é fazer exercícios que queimem gordura em geral", orienta a educadora física do B&A Bar Academia (SP), Carolina de Sousa.

 

Segundo ela, a combinação mais adequada para quem deseja perder a gordura localizada nas costas é exercícios anaeróbios (como musculação ou ginástica localizada) alternados com atividades aeróbias (como correr, pedalar, dançar, nadar etc.). "Isso porque a ginástica faz aumentar o metabolismo enquanto que o fortalecimento dos músculos diminui a flacidez, resultando em uma queima de gordura maior", explica.

 

Exercícios

Veja 3 exercícios localizados para as costas que você pode fazer em casa, utilizando pesinhos:

exercicios para eliminar a gordura localizada nas costas...

O ideal é combinar exercícios anaeróbios com atividades aeróbias

Foto: ShutterStock

- Remada curvada (trabalha os músculos grande dorsal e rombóides): em pé, pernas afastadas na largura dos ombros, joelhos semiflexionados. Segure um pesinho em cada mão com os cotovelos ligeiramente flexionados. Incline um pouco o tronco à frente, mantendo a coluna reta. Execute o movimento estendendo os cotovelos sentindo as escápulas se unirem e volte. Realize 3 séries de 12 repetições.

- Remada unilateral (trabalha o músculo grande dorsal): com a mão e o joelho esquerdo apoiados em um banco, olhe para baixo e mantenha o tronco paralelo ao chão, com a coluna reta. Segure um pesinho com a mão direita mantendo o braço estendido e alinhado com o ombro. Flexione o cotovelo elevando-o o mais alto possível e volte. Realize 3 séries de 12 repetições para cada lado.

- Crucifixo inverso (trabalha trapézio e posterior de ombros): sentada em um banco, mantenha o tronco reto, pés unidos apoiados no chão. Flexione o tronco à frente, aproximando o peito das coxas. Segure um pesinho em cada mão e deixe os braços estendidos ao lado do corpo. Eleve os pesos até formar um ângulo de 90° no seu cotovelo e volte. Realize 3 séries de 12 repetições.

Tratamentos estéticos

tratamentos esteticos para eliminar a gordura localizada nas costas...

Massagens modeladoras são uma das opções estéticas para reduzir a gordura localizada nas costas

Foto: Divulgação

Segundo Martha Mendonça, esteticista e proprietária do Instituto de Estética que leva seu nome no Rio de Janeiro, para eliminar totalmente a gordura localizada nas costa é necessário que se recorra a procedimentos cirúrgicos, como a lipoaspiração.

"Porém, para reduzir este tipo de gordura os profissionais de estética contam com alguns recursos cosméticos e eletroestéticos, como termoterapia, ultrassom, endermologia e massagem modeladora. O tratamento deve ser realizado de duas a três vezes por semana, com um número mínimo de 20 procedimentos", afirma a esteticista.

A Onodera, rede de franquias de estética corporal e facial, conta também com o OnoSculpt, um lançamento que promete combater não só a gordura localizada, mas a celulite também. Esse tratamento utiliza terapias combinadas para potencializar os resultados e ativar o sistema circulatório.

"As vantagens são resultados mais rápidos, eficazes e menos traumáticos", indica Ingrid Peres, fisioterapeuta responsável da rede. Para atingir os objetivos esperados, são necessárias no mínimo 10 sessões: duas a três semanais, sempre com no mínimo um dia de intervalo.