Descobrimos quais fatores naturais podem influenciar positivamente a pressão arterial. Confira e mantenha sua saúde em dia!

*Por Eduardo Magalhães



É possível baixar a pressão arterial de maneira natural?

Sem dúvida alguma, sendo até mais importante que o uso de medicamentos. Dá para controlar a pressão adotando melhores hábitos de vida, que incluem exercícios físicos adequados, alimentação saudável (sem alimentos inflamatórios, como os mencionados na resposta à pergunta 3), manutenção do peso, além da correção de deficiências nutricionais que causam o aumento da pressão. 

O ideal é que esse processo seja determinado com orientação médica. Tanto a vitamina D como o magnésio têm um efeito importante na regulação da pressão e devem ser devidamente suplementados. 

Um estudo mostrou que tomar um copo e meio de suco de romã ao dia ajuda a baixar a pressão sistólica em torno de 5%. Alimentos como alho, espinafre, pepino, chuchu, chá-verde, óleo de coco, geleia real e suco de beterraba (500 ml de suco ao dia) também ajudam bastante. E, claro, aprender a administrar melhor o estresse e as emoções negativas, como a raiva, por exemplo.

*Eduardo Magalhães é nutrólogo e especialista em Medicina Preventiva e Integrativa. Todo mês, ele responde perguntas das leitoras em sua coluna. 

Mande suas dúvidas para perguntedrsaude@escala.com.br!

 Quer conferir mais sobre saúde? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!