Reportagem: Carla Festucci

leuconiquia

As marquinhas brancas que surgem na unha são

chamadas de leuconíquia

Foto: Danilo Borges

O que são aquelas marquinhas brancas que surgem nas unhas?

As marquinhas brancas que surgem de vez em quando nas unhas são denominadas leuconíquias.

Segundo Anelise Taleb, farmacêutica e bioquímica da TAVE Farmácia de Manipulação (SP), existem algumas condições do dia a dia que tornam nossas unhas mais propensas ao aparecimento dessas marquinhas, como o uso frequente de produtos químicos agressivos (detergentes e produtos de limpeza, por exemplo), algum componente do seu removedor de esmaltes, carência de proteínas no organismo ou até algum esforço exagerado que a manicure ou você mesma tenha feito ao cortar as unhas. Em certos casos ainda, a leuconíquia pode ser sinal de alguma doença no rim.

"Popularmente se diz, também, que a falta de cálcio pode contribuir para o aparecimento das unhas brancas, mas isso não é comprovado cientificamente. Entretanto, muitos especialistas consideram a má alimentação uma das causas, visto que a falta de nutrientes como zinco, ferro, vitamina B6 e vitamina B12, faz com que as unhas fiquem mais frágeis, tornando-as mais suscetíveis ao aparecimento da leuconíquia", diz a especialista.

Como tratar a leuconíquia?

Segundo Anelise Taleb, as pequenas manchas brancas causadas por algum atrito ou choque das unhas não requerem a ajuda de um dermatologista, pois à medida que as unhas vão crescendo, a tendência natural é que essas marquinhas saiam.

"Caso o problema persista, porém, ou a mancha aumente, é aconselhável que se procure um médico, pois pode indicar um problema mais sério. Neste caso, são feitos exames bioquímicos específicos", afirma a farmacêutica.

Para fortalecer as unhas e torná-las menos propensas ao surgimento das leuconíquias, Anelise indica usar produtos com os seguintes princípios ativos:

- D-pantenol ou pró-vitamina B5, que fortalecem unhas fracas e quebradiças;
- Queratina, responsável pela consistência endurecida das unhas; e
- Methiosilane C, por promover ação regeneradora das unhas, já que favorece a queratinização e o fornecimento de metionina (um dos componentes das proteínas) para o metabolismo.

"A utilização de suplementos e vitaminas que atuam como constituintes e estimulantes do metabolismo e crescimento das unhas, como Biotina ou Vitamina H, Vitamina B12, Cisteína, Vitamina B6, Metionina, Silício e Zinco, também podem contribuir para unhas sempre saudáveis", finaliza a especialista. Mas não se esqueça de consultar sempre seu médico antes de começar a utilizar qualquer produto ou medicamento.

*dúvida respondida pela farmacêutica e bioquímica da TAVE Farmácia de Manipulação (SP), Anelise Taleb.

Tem alguma dúvida? Envie para sitecorpoacorpo@gmail.com. Se selecionada, sua dúvida pode ser respondida por nossos especialistas.