Por: Carla Festucci

trate corretamente a infeccao urinaria

A infecção urinária é causada por bactérias e atinge boa parte

das mulheres

Foto: Shutterstock

Como surge e como tratar uma infecção urinária?

A infecção urinária é causada por bactérias que atingem o aparelho urinário. As causas podem ser exógenas (externas), por contaminação de elementos da flora vaginal ou anal pela uretra (o canal que conduz a urina da bexiga até a vagina), ou endógenas (internas), caso exista já alguma outra infecção no corpo que, ao passar pelo "filtro" do rim (caso o órgão não esteja em condições tão boas), se transforma em infecção urinária.

Dentre os sintomas estão a polaciúria - que é a vontade de urinar várias vezes ao dia (aquela sensação de mal sair do banheiro e já estar com vontade de ir de novo) e, geralmente, em pouca quantidade a cada vez -, ardência ao urinar, febre, dor lombar e no baixo ventre e, em alguns casos, sangue na urina.

A infecção urinária pode surgir apenas como uma cistite, que é uma inflamação na uretra; nesse caso, em que o sintoma mais comum é a polaciúria ou a ardência ao urinar, apenas o aumento na ingestão de líquidos é suficiente para que o problema desapareça. Mas se estiver com febre, dores ou sangue na urina, consulte seu médico, pois pode ser necessário entrar com antibióticos.

Tratamento e prevenção

Para tratar e prevenir o problema, preste atenção a estas dicas:

- Tome bastante líquido. Isso torna a urina mais fluida e facilita a eliminação das toxinas

- Durma sem a calcinha para que a região vaginal possa respirar

- Não use absorventes diários, somente quando estiver menstruada

- Sempre tome banho e faça xixi após uma relação sexual

- Não faça sexo em qualquer lugar para não trazer germes para a região vaginal

- Mantenha sempre bons hábitos de higiene 

Nunca deixe de tratar uma infecção urinária, pois ela pode se tornar mais séria e, até mesmo, septicemia (infecção generalizada).

*dúvida respondida pela Ginecologista e Obstetra Esmeralda Ascenção Fernandes (SP)

Tem alguma dúvida? Envie para sitecorpoacorpo@gmail.com. Se selecionada, sua dúvida pode ser respondida por nossos especialistas.