Você já deve ter evitado comer carboidratos à noite para não engordar. Mas será que essa afirmação é verdade ou não passa de um mito? Para esclarecer, consultamos nosso colunista Eduardo Magalhães, nutrólogo e especialista em Medicina Preventiva e Integrativa!

*Por Eduardo Magalhães



Consumir carboidrato à noite engorda ou é mito? O horário faz diferença?

Depende. Antes, é preciso esclarecer que todos os vegetais também são carboidratos, e não apenas aqueles considerados simples, como massas, grãos refinados, cereais matinais e pães. Claro que estes favorecem o ganho de peso, mas não apenas se consumidos à noite.

Na verdade, pela manhã é quando temos uma maior tendência à elevação da insulina, uma das principais responsáveis pelo acúmulo de gordura no corpo, cuja liberação está diretamente relacionada ao consumo dos carboidratos de carga glicêmica elevada. Então, o pão francês ou mesmo uma tapioca no café da manhã não são uma boa estratégia para quem deseja se livrar de uns quilinhos. Por outro lado, os carboidratos complexos, como batata-doce, quinoa, leguminosas, etc., são fundamentais para a produção do butirato, nutriente importante para a queima de gordura, mesmo se consumidos no jantar.

Mas existem outros fatores relacionados aos efeitos dos alimentos no organismo, como o genético, por exemplo, que precisam ser avaliados caso a caso por um profissional da área, para então ser traçada uma estratégia de emagrecimento para cada um.

*Eduardo Magalhães é nutrólogo e especialista em Medicina Preventiva e Integrativa. Todo mês, ele responde perguntas das leitoras em sua coluna.

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